Londres alerta cidadãos após atentados em Bruxelas

Ministério informou que dois britânicos estão entre os mais de 200 feridos dos atentados

ter, 22/03/2016 - 18:01
KENZO TRIBOUILLARD Uma mulher leva uma flor em homenagem às vítimas dos atentados de Bruxelas, em Bruxelas, no dia 22 de março de 2016 KENZO TRIBOUILLARD

Londres "desaconselha" seus cidadãos a irem a Bruxelas, depois dos atentados que atingiram a capital belga - anunciou o Ministério britânico das Relações Exteriores, nesta terça-feira.

"As autoridades belgas desaconselham, atualmente, qualquer viagem a Bruxelas. Nós os aconselhamos a seguir as instruções das autoridades de segurança belgas", declarou o Foreign Office. Muito incomum de ser feito em relação a um outro país europeu, esse alerta atualiza a recomendação anterior, que pedia apenas "vigilância", que se mantivesse "distante da multidão" e "evitasse transportes públicos".

O porta-voz do premiê David Cameron foi o primeiro a anunciar que Londres desaconselhava qualquer viagem "sem razão imperativa". Em seguida, foi a vez de o Foreign Office emitir um alerta, desaconselhando viagens a Bruxelas. À noite, o Ministério informou que dois britânicos estão entre os mais de 200 feridos dos atentados.

Londres também anunciou o envio de uma equipe de investigadores para ajudar as autoridades belgas. "Eles vão reunir o máximo de material para ajudar a investigação a avançar, tentar compreender o que aconteceu e determinar quem é responsável", explicou um porta-voz do primeiro-ministro.

"Nunca deixaremos esses terroristas ganharem", declarou David Cameron mais cedo, na saída de uma reunião de emergência de seu governo dedicada aos atentados. Cameron conversou com seu colega belga, Charles Michel, ao qual manifestou suas condolências e ofereceu ajuda.

COMENTÁRIOS dos leitores