Jornal mais antigo do Brasil encerra as atividades

Publicação estava prestes a completar 189 anos e fazia parte do grupo Diários Associados, fundado por Assis Chateaubriand, no final da década de 1920

por Wagner Silva seg, 02/01/2017 - 13:15

O Jornal do Commercio anunciou nessa sexta-feira (29) o fechamento de sua redação e a demissão de todos os funcionários. A publicação, juntamente com as rádios Tupi e Nativa (fechada em dezembro de 2015), pertencem ao grupo Diários Associados, e justificou seu encerramento pela falta de anunciantes. O jornal foi veiculado por quase 189 anos, de forma ininterrupta, e os 24 profissionais que faziam parte da equipe, foram dispensados.

A Rádio Tupi permanece no ar, de acordo com declarações do diretor-presidente, Maurício Dinepi, “até segunda ordem”. Os funcionários do Commercio foram notificados na quarta-feira sobre o fim das atividades da empresa, que garantiu que as indenizações serão pagas de acordo. Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, os problemas de pagamento de salários e benefícios começaram há dois anos.

Com o corte de toda a equipe, nem mesmo as edições online do Jornal do Commercio e do Diário Mercantil serão mantidas. “O encerramento de vários jornais tradicionais da mídia do Rio de Janeiro não é somente o reflexo da crise no setor. Mais do que nunca, a categoria precisa se unir para garantir seus direitos e lutas por seu papel na defesa do interesse público”, declarou Paulo Máiran, presidente do sindicato da categoria no Rio de Janeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores