Publicidade 'Gente boa também mata' divide opiniões na web

Campanha publicitária do governo federal alertou a população sobre acidentes de trânsito, usando o mote de que 'pessoas boas' também podem causar infrações

por Nathan Santos seg, 02/01/2017 - 18:41
Reprodução/Campanha 'Gente boa também mata' Campanha busca evitar acidentes de trânsito Reprodução/Campanha 'Gente boa também mata'

Uma campanha publicitária do governo federal, divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, procurou prevenir e diminuir a quantidade de acidentes de trânsito durante os festejos de fim de ano e neste período de férias. Denominada “Gente boa também mata”, a ação faz um alerta para a população acerca de condutas perigosas que podem causar acidentes, tais como embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, não utilização de objetos de segurança e uso de aparelho celular. Nas redes sociais, a iniciativa gerou discussões entre os internautas.  

Em um dos vídeos alusivos à campanha, o conteúdo mostra que “pessoas boas”, ao usarem o celular durante o volante, também podem causar acidentes e consequentemente mortes. Um usuário do Facebook não aprovou a abordagem. “Não acho o slogan adequado. Gente boa não mata do jeito que a propaganda pretende. Gente boa também é vítima da morte por uma série de circunstâncias da vida, principalmente irresponsabilidade”, escreveu. Confira o vídeo a seguir:

Outro usuário, em resposta ao internauta que criticou o slogan, escreveu: “Gente boa mata muito mais do que vocês imaginam. É justamente isso que o vídeo quer mostrar”, opinou. Criticando a ação publicitária, mais um internauta usou o Facebook: “Em época de crise, o dinheiro de publicidade deveria ser usado para outros fins. Além disso, o mote ‘gente boa também mata’ foi uma ideia bem infeliz. ESTRADAS ESBURACADAS MATAM MAIS, e os responsáveis por obras superfaturadas e mal feitas são assassinos”, postou. 

De acordo com outro internauta que acompanhou a publicidade, a campanha é clara em sua tentativa de evitar acidentes. “A intenção da propaganda é de salvar vidas. Pode ser a sua vida”, escreveu. 

A campanha do governo federal também procurou destacar a operação Rodovia, que conta com o trabalho de equipes da Polícia Rodoviária Federal. O principal objetivo é evitar acidentes de trânsito. 

Uma das etapas da operação é realizada até o dia 31 de janeiro, enquanto que a segunda fase ocorrerá de 17 de fevereiro a 5 de março deste ano (período carnavalesco). De acordo com o Ministério dos Transportes, 100 trechos de rodovias federais em 17 estados serão vistoriados durante a operação. 

COMENTÁRIOS dos leitores