RJ: Funcionários que distribuíram cenouras são exonerados

Legumes foram distribuídos aos alunos da rede municipal de Duque de Caxias, Região Metropolitana do Rio, em alusão a uma "Páscoa com alimentação saudável". Caso repercutiu nas redes sociais

por Mellyna Reis qua, 28/03/2018 - 21:40

Verduras foram distribuídas em saquinhos com receita de bolo de cenoura. Foto: Facebook/reproduçãoRIO DE JANEIRO - A Prefeitura de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio, determinou a abertura de sindicância e punições administrativas aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e integrantes do setor de Alimentação Escolar, pela compra equivocada e distribuição de 23 toneladas de cenouras a estudantes da rede municipal. 

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (28), após a repercussão das críticas de familiares dos alunos nas redes sociais. As crianças receberam saquinhos contendo os legumes, com uma receita de bolo de cenoura e uma mensagem sobre a "Páscoa com alimentação saudável". 

Os kits foram uma iniciativa da coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação para evitar o desperdício da compra feita em quantidade equivocada. O setor responsável teria cometido o erro de adquirir 23 toneladas, no lugar de 2,3 toneladas de cenouras, ao custo de R$ 74.693,85. 

Foram exoneradas a coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e a chefe da Divisão de Controle de Alimentação Escolar. No documento enviado aos diretores de escolas municipais pela então coordenadora, Ana Lucia de Almeida, havia o seguinte texto: 

"Prezado diretor.

Cumprimentando-o, encaminhamos para que seja implementado nas unidades escolares o projeto ‘Páscoa com alimentação saudável’, onde nessa ação cada aluno deverá receber, simbolizando a Páscoa, um kit de cenoura acompanhado de uma receita de bolo (anexo) para ser confeccionado pelas famílias".

Catorze nutricionistas e cinco técnicos de Nutrição e Dietética contratados por Processo Seletivo Simplificado também tiveram o vínculo cancelado e serão substituídos pelos próximos colocados na lista de classificados do processo. A Prefeitura ainda determinou a dispensa e substituição de três cooperativados do setor de Alimentação Escolar.

Em nota, o prefeito Washington Reis agradeceu os familiares e alunos que denunciaram o caso. "Não permitiremos que novos episódios como esse se repitam. A Prefeitura de Duque de Caxias não pagará essa conta. Os responsáveis estão sendo identificados e assumirão esse prejuízo", afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores