Filha de ex-espião russo apresenta melhora após ataque

Pai e filha foram atacados no último dia 4 de março em Salisbury, na Inglaterra

qui, 29/03/2018 - 15:53
Reprodução/Facebook Yulia Skripal foi atacada junto com seu pai no dia 4 de março em Salisbury, na Inglaterra Reprodução/Facebook

A filha do ex-espião russo Sergei Skripal, Yulia Skripal, atacada junto com seu pai no dia 4 de março em Salisbury, na Inglaterra, está "melhorando com rapidez e sua condição já não é crítica", mas "estável". A informação foi dada por um porta-voz do serviço público de saúde do Reino Unido e divulgada pela agência EFE nesta quinta-feira (29).

Ainda de acordo com a agência, o ex-agente continua em estado crítico, mas estável. Pai e filha estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Salisbury District Hospital. De acordo com a diretora-médica da unidade de saúde, Christine Blanshard, Yulia "respondeu bem ao tratamento, mas continua recebendo cuidados clínicos especiais durante as 24 horas do dia".

Skripal e Yulia foram encontrados desacordados duas horas depois de almoçarem no restaurante Zizzi, em Salisbury. Eles estavam em um banco em frente ao shopping onde fica o restaurante. Vestígios da substância neurotóxica usada contra eles foram encontrados em uma parte do Zizzi, segundo apuração da BBC. 

Como resposta ao envenenamento, no último dia 17 de março o governo russo anunciou a expulsão de 23 diplomatas britânicos e ameaçou tomar novas medidas em retaliação a crescente disputa diplomática iniciada entre os dois países. O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido acusa o presidente russo Vladimir Putin de ter ordenado pessoalmente o envenenamento de Skripals.

COMENTÁRIOS dos leitores