LeiaJá vence o Prêmio Urbana de Jornalismo

Especial 'Um passeio para guardar na memória', que retrata a história do transporte público no Recife, conquistou a categoria 'Online'

qui, 26/04/2018 - 07:30
Cortesia Geraldo de Fraga, Marília Parente, Nathan Santos e Paulo Uchôa, parte da equipe do LeiaJá Cortesia

O LeiaJá foi o grande vencedor da categoria ‘Online’ do Prêmio Urbana de Jornalismo. Na noite desta quarta-feira (26), o especial “Um passeio para guardar na memória”, que retrata a história do transporte público em Pernambuco, brilhou entre as reportagens finalistas publicadas na internet, levando o primeiro lugar. A cerimônia de premiação foi realizada em uma casa de eventos situada no Centro do Recife.

O Prêmio, que em 2018 chegou a sua 14ª edição, é uma realização do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco. O objetivo é reconhecer as melhores reportagens da imprensa local sobre o tema mobilidade urbana. Além da categoria ‘Online’, foram premiados trabalhos de Rádio, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Estudante e Fotojornalismo. Ao todo, 46 matérias participaram da competição.

Os autores das reportagens do LeiaJá são Geraldo de Fraga, Nathan Santos, Eduarda Esteves e Marília Parente. Os vídeos e fotografias foram produzidos por Chico Peixoto, Paulo Uchôa e Rafael Bandeira. A pós-produção e arte são de Raphael Sagatio, enquanto que a montagem e edição dos vídeos são de Danilo Campello. A coordenação de web é de Thiago Azurém.

“O LeiaJá, durante três edições, esteve entre os veículos finalistas. Agora, nosso trabalho foi reconhecido como campeão e isso nos deixa muito felizes e motiva toda a equipe a produzir mais e mais em prol do bom jornalismo. O prêmio é muito legal, porém, mais importante é a função social das reportagens do especial ‘Um passeio para guardar na memória’, que retratam como se desenvolveu o transporte público, um serviço essencial para a população”, comemorou o jornalista Nathan Santos. 

A repórter Eduarda Esteve também exaltou a produção do especial. “É muito empolgante o reconhecimento de um especial pensado, produzido e montado com muita dedicação e profissionalismo. As nossas reportagens são parte da história do transporte público do Recife e documentar esse resgate foi um processo de muito trabalho e aprendizado. A mobilidade tem que ser discutida todos os dias e um olhar para o passado é imprescindível na busca por melhorias. Fico muito feliz pela premiação de toda a equipe que se empenhou no projeto”, declarou Eduarda. 

“Feliz por minha equipe, sempre aguerrida e disposta, e pelo verdadeiro almanaque da constituição do transporte público que conseguimos entregar. Não deixem de ler o material”, ressaltou Marília Parente, que integra junto com os demais repórteres vencedores o Núcleo de Reportagens Especiais do LeiaJá.

"A pesquisa de imagens históricas, a produção fotográfica em si, os depoimentos registrados em vídeo, tudo isso contribuiu muito para o especial. É uma material jornalístico multimídia que certamente poderá ser usado como fonte de pesquisa, agora e no futuro", afirmou o subeditor de fotografia Chico Peixoto.

Entre as conquistas do LeiaJá, estão os Prêmios Correios de Jornalismo, Sebrae, Fecommercio, MPT de Jornalismo, Abrafarma, além de finais no CNT e Cristina Tavares. Leia todas as reportagens do especial “Um passeio para guardar na memória”.

LeiaJá também outras produções do Núcleo de Reportagens Especiais

--> Infância sem cor

--> Pão nosso de cada dia

--> Eles acreditaram na educação

COMENTÁRIOS dos leitores