Consultor orienta sobre como abrir loja virtual de sucesso

Na Feira do Empreendedor, em Belém, Carlos Eduardo Curioni, diretor executivo do site Elo7, destacou pontos importantes que todo empreendedor precisa conhecer antes de montar negócio na internet

qui, 17/05/2018 - 16:21

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promoveu palestra sobre como montar loja virtual de sucesso, na abertura da Feira do Empreendedor, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. O evento começou na quarta-feira (16) e vai até sábado (19).

Não somente para quem já investe e busca ampliar seus negócios, mas também para quem está iniciando no empreendedorismo, as orientações e dicas de como montar uma loja virtual despertaram o interesse do público que lotou o auditório II do Hangar. Carlos Eduardo Curioni, diretor executivo do site Elo7, destacou alguns pontos importantes que todo empreendedor precisa saber antes de montar sua loja virtual. “Primeiro tome a decisão do canal que você vai usar. Temos três tipos de canais: as lojas virtuais próprias, os marketplaces e as redes sociais. Cada uma tem suas características, suas vantagens e seus desafios. É preciso entender um pouquinho desse mundo, decidir em qual você vai estar e atentar para os públicos que compram on-line e também para os desejos desse consumidor”, afirmou.

 

Carlos Eduardo destacou benefícios e desafios de cada canal. Segundo ele, a loja virtual desenvolve a marca, fideliza os clientes, tem autonomia nas ações comerciais e as menores taxas de vendas (pagamentos), mas enfrenta os desafios de grande investimento inicial, custos fixos, investimento de marketing e conhecimentos técnicos.

O marketplace, explicou o consultor, é um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico. Tem, segundo Carlos Eduardo, baixo custo de implantação e manutenção, estratégia de marketing e credibilidade. Conta com multiplataformas e acesso a tecnologia de ponta, escala e benefícios compartilhados (frete, por exemplo). Porém, enfrenta a competição concentrada em um único lugar, formação e criação da sua marca e a fidelização de clientes.

As redes sociais, apontou Carlos Eduardo, têm baixo custo de implantação e manutenção, distribuição e divulgação integrada e fidelização da base de seguidores e clientes. O desafio, observou o consultor, é controlar os fluxos de pagamentos, envios e avaliação não integrados. Ele assinalou, ainda, que cada vez mais iniciativas não pagas são menos efetivas, requerendo investimentos em marketing.

Segundo Carlos Eduardo, o mercado virtual está crescendo muito e os empreendedores precisam estar presentes nas plataformas digitais. Ele destacou os fatores que os empreendedores precisam considerar para ter uma presença on-line de sucesso: produto; divulgação e ações comerciais; atendimento, marca e identidade; reputação e credibilidade.

 

O público gostou da apresentação. “É um cenário que vem crescendo a cada dia. É importante que nós, que temos interesse em nos tornarmos empreendedores, possamos aprender com quem já está trabalhando com isso e quais as oportunidades que podemos conquistar”, disse Valdinei Souza (36), professor, que assistiu à palestra.

Por Rosiane Rodrigues.

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