Procon vai investigar fim de contrato da Celpe com a Caixa

Com o descredenciamento, clientes não podem mais pagar as contas de energia em lotéricas

sex, 18/05/2018 - 13:18
Júlio Gomes/LeiaJáImagens A Celpe tem dez dias para apresentar esclarecimentos Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Procon-PE, instaurou uma investigação, na última quinta-feira (18), em razão do alto número de queixas recebidas nos últimos dias com relação ao término do convênio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) com as agências lotéricas da Caixa Econômica Federal (CEF). A Celpe tem dez dias para apresentar esclarecimentos.

Segundo a SJDH, os pontos de recebimento disponíveis atualmente não são suficientes para o atendimento dos consumidores da companhia, o que acabaria resultando em um alto nível de inadimplência dos clientes e a incidência de penalidades à população, como aplicação de juros e interrupção da prestação dos serviços.

A Celpe respondeu ao LeiaJá que o contrato não foi renovado em decorrência de um aumento de quase 70% no valor da tarifa por fatura arrecadada. "A decisão da Caixa Econômica tornou inviável a manutenção do convênio", diz em nota. Ainda conforme a concessionária, existe uma rede de arrecadação com mais de 650 pontos. Até o final do ano, a promessa é de mais de mil estabelecimentos credenciados. 

"Além de poder pagar as contas em diversos pontos comerciais como farmácias, mercadinhos e papelarias, os clientes dispõem de toda a rede bancária e correspondentes bancários. A empresa também disponibiliza a possibilidade de quitação das faturas on line, pelo site, aplicativo Celpe ou por meio de débito automático, sem a necessidade de deslocamento do cliente", afirma. Os locais credenciados podem ser encontrados no site da Celpe.

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