Mali: Mais de 850 mil crianças correm risco de desnutrição

Os dados de desnutrição de 2018 significam um aumento de 34% em relação ao ano passado e é consequência da piora na segurança alimentar do país africano

por Nataly Simões ter, 29/05/2018 - 15:48

No Mali, mais de 850 mil crianças menores de cinco anos estão correndo risco de desnutrição aguda, incluindo 274 mil em perigo de desnutrição severa e de morte iminente. Os números foram divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

De acordo com o comunicado da entidade, os dados de desnutrição de 2018 significam um aumento de 34% em relação ao ano passado e é consequência da piora na segurança alimentar do país africano.

A desnutrição severa aguda é maior nas regiões do norte que são alvos de conflitos, como Timbyktu, onde excede 15%. Além disso, mais de 1 milhão de crianças não frequentam às aulas, representando um aumento de 30% em comparação aos dados de 2009. No norte e no centro do país 750 escolas estão fechadas devido à insegurança, afetando 300 mil crianças em idade escolar.

Ainda segundo o Unicef, o Mali está entre os dez países do mundo com piores indicadores de mortalidade infantil, sendo que um em cada 28 recém-nascidos morre no primeiro mês de vida. O índice de mortalidade materna também é um dos piores, dado que uma de cada 27 mulheres morrem em decorrência de problemas relacionados com a gravidez e o parto.

COMENTÁRIOS dos leitores