TV russa edita sorriso em rosto de Kim Jong-un

Apresentador do jornal da TV estatal garante que sorriso não foi editado, apesar de vídeo oficial do encontro, publicado pelo governo russo, não mostrar o líder norte-coreano sorrindo

qui, 07/06/2018 - 09:24
Reprodução Encontro ocorreu no final do mês de maio Reprodução

Um encontro entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o chanceler da Rússia Sergey Lavrov tem rendido comentários na internet. Mais do que os resultados diplomáticos do encontro, o que tem chamado mais atenção é uma foto do encontro exibida em uma TV estatal russa.

O programa jornalístico do canal Rossiya-1 apresenta uma foto do aperto de mão entre as autoridades com o líder norte-coreano sorrindo. No próprio vídeo oficial do encontro e em outros veículos Kim aparece sempre com o rosto sério. Usuários da internet começaram a acusar o canal televisivo de manipular o rosto de Kim Jong-un.

No Twitter, o ativista e oposição ao governo Illya Yashin ironizou a montagem. "Eles estão testando isso no sombrio ditador norte-coreano, mas amanhã eles vão fazer todos nós felizes. Com um alegre sorriso, russos vão receber notícias de aumento de preços, crescimento nas taxas de serviços públicos e subsídios para oligarcas", escreveu.

O apresentador do programa, Dmitry Kiselyov, entretanto, desmentiu que o sorriso do líder asiático tenha sido editado. "Definitivamente não. Eles sempre tiram fotos com obturadores de alta velocidade. Por isso as expressões faciais são diferentes", disse ele, que já foi chamado de propagandista chefe pela revista The Economist, para uma rádio de Moscou. 

COMENTÁRIOS dos leitores