Acidente com BRT ocorreu após condutor cochilar ao volante

O homem é manobrista da empresa e não costuma levar o veículo para o terminal

seg, 18/06/2018 - 13:00
Reprodução/Facebook O veículo atingiu uma parada de ônibus, uma borracharia e um poste, além de derrubar a fiação Reprodução/Facebook

A MobiBrasil informou que o acidente envolvendo um veículo BRT na manhã desta segunda-feira (18) em Camaragibe, no Grande Recife, foi causado por falha humana. O homem que conduzia o veículo confessou ter cochilado ao volante.

O funcionário é manobrista e não trabalha conduzindo o BRT durante as viagens da linha. Segundo a MobiBrasil, ele costuma apenas manobrar veículos na garagem e, eventualmente, levá-lo para o terminal. A empresa está avaliando o caso e ainda não tomou uma decisão com relação ao profissional.

O acidente ocorreu por volta das 4h. O ônibus, que iria fazer a linha Camaragibe-Conde da Boa Vista, estava sendo levado da garagem para o Terminal Integrado. O veículo atingiu uma parada de ônibus, uma borracharia e um poste, além de derrubar a fiação. Ninguém ficou ferido.

CNH

A Prefeitura de Camaragibe havia informado que o condutor do BRT não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) compatível para o transporte de BRT. A MobiBrasil rebateu, informando que a habilitação era compatível.

Como o BRT é um veículo articulado, com duas partes unidas, a Guarda Municipal teria concluído que ele deveria portar uma carteira da categoria “E”, que, segundo o Código Brasileiro de Trânsito é exigida para combinação de veículos. Segundo a MobiBrasil, é necessária a Categoria “D” para conduzir o ônibus, que, apesar da articulação, não se enquadraria como uma combinação de veículos. 

COMENTÁRIOS dos leitores