Modelos negras são comparadas a escravas em rede social

Caso foi registrado na polícia como discriminação racial

ter, 16/10/2018 - 12:00
Reprodução Conversa que circula nas redes sociais Reprodução

Mulheres negras que participavam de um concurso de moda foram alvos de ofensas racistas em um grupo de WhatsApp no último sábado (13) no Distrito Federal. As mensagens, escritas por três homens, ganharam repercussão nas redes sociais.

evento, chamado Top Cufa, foi realizado em um espaço aberto em um shopping e contou com 180 modelos de 16 a 25 anos. O concurso é dedicado a mulheres que vivem nas periferias do Brasil.

Na conversa de WhatsApp que circula na internet, uma pessoa chamada Alex diz: "Tá tendo um desfile só de preta aqui no JK. Coisa horrorosa". Outra pessoa chamada Muniz complementa: "O alex tirou até uma foto do desfile". Em seguida, ele envia uma imagem de escravos.

A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado como discriminação racial. A suspeita é que os autores sejam menores de idade. Até o momento eles não foram identificados.

Por meio de nota, o Top Cufa Brasília lamentou o ocorrido. "A organização preocupa-se ainda com o crescimento de casos de racismo relatados em todo o nosso país. Uma das características do concurso é o recorte territorial, no qual apenas mulheres da periferia podem concorrer", diz a nota de repúdio.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores