Ventania com aspecto de tornado assusta Ananindeua

Moradores do Curuçambá viveram momentos de pânico na tarde de domingo. Vento destelhou casas e provocou corte de energia.

por Rosiane Rodrigues seg, 03/12/2018 - 19:05

Embed:

A tarde de domingo (2) foi de pânico para os moradores do bairro do Curuçambá, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Uma forte ventania com aspecto de tornado, com redemoinho que se formou nas nuvens, destelhou casas, gerou falta de energia e assustou os moradores. “Eu estava dentro de casa, estudando, e as luzes começaram a piscar. O pessoal começou a gritar: 'Desce. Fogo. Desce. Fogo'. Eu corri para a rua e a gente viu esse tornado”, disse Alinny Oliveira, jornalista, que mora no local.

Segundo Alinny, o medo foi grande, porque a ventania estava acompanhada de raios e estouros nos postes de energia elétrica. “Ficamos com medo, mas ficamos lá olhando. O vento estava muito forte. Foi muito assustador. Fiquei bem nervosa e pedindo a Deus que não acontecesse nada pior. De repente a gente olhou e passou um tornado pequeno, depois foi se desfazendo e veio outro pequeno que passou por cima de uma casa e a gente viu ele levar o telhado e seguiu rumo à BR. Acho que umas 15 ou 20 ruas ficaram sem energia”, disse a jornalista.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que a ocorrência foi de forte ventania. A nota diz que casas foram atingidas, sem vítimas. Os danos ficaram restritos ao destelhamento. Perícia e Defesa Civil de Ananindeua providenciaram o cadastramento das famílias. Para a meteorologia, o fenômeno só pode ser chamado de tornado quando a coluna de ar em forma de redemoinho toca o solo, o que aparentemente não ocorreu.

 

COMENTÁRIOS dos leitores