Tempo para abrir uma empresa no Brasil diminui
Em um ano cresceu 20% o número de empresas abertas em até três dias
O tempo médio gasto para abrir uma empresa no Brasil caiu de oito para cinco dias em um ano, de acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal nesta quarta-feira (19).
O levantamento compara o número de dias gastos para registro e aprovação de pessoas jurídicas no período de 1 de outubro a 14 de dezembro de 2017 e 2018.
A Receita Federal informou que em um ano cresceu 20% o número de empresas abertas em até três dias. Já a quantidade de empresas que demoravam mais de sete dias para serem registradas caiu 27%, o que corresponde a 19% do total, ante 26% no mesmo período do ano passado.
Segundo o órgão, a melhora no indicador se deve ao lançamento da Rede Nacional para a Simplificação e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). "O lançamento da Área do Usuário marca uma mudança no paradigma da relação do cidadão com a Redesim. Esse é o primeiro passo para que sejam acessados, com uma única senha e em um único local, todos os sistemas envolvidos nas diversas esferas do governo", destacou a Receita Federal.