Missa, abraço e bolo gigante marcam aniversário de Belém

Programação oficial pelos 403 anos da capital paraense teve celebração na Cidade Velha e festa no Ver-o-Peso

sab, 12/01/2019 - 17:45

A manhã de sábado (12) foi de intensa movimentação no bairro da Cidade Velha, nas comemorações pelo aniversário de 403 anos de fundação de Belém. As festividades começaram com uma missa em Ação de Graças, seguida de um abraço de oração e gratidão promovido por membros da Igreja Assembleia de Deus, prestação de serviços das entidades municipais à comunidade e o tradicional corte do bolo, com o "Parabéns pra Você" no Complexo do Ver-o-Peso. Toda a programação de aniversário foi organizada pela Prefeitura Municipal de Belém. Veja, aqui, a programação de eventos na cidade.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, demais autoridades municipais e moradores da cidade assistiram à missa em Ação de Graças que foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Irineu e Dom Antônio, na Catedral de Belém. A missa foi transmitida pela TV Nazaré para o Pará e mais sete estados e teve a participação do coral Angelorum, da Basílica de Nazaré.

Na homilia, Dom Taveira lembrou de todos aqueles que colaboram para a construção da cidadania. “Não podemos nos omitir em dar nossa contribuição ao enfrentamento das diferenças que surgem. Temos que estar atentos à violência, à falta de cuidado e à superação sobre a falta do senso comum. Temos que olhar para o alto e pedir que a cidade deixe Deus entrar com os valores das leis de Deus”, disse.

Desde o ano de 2016, quando Belém completou 400 anos de fundação, a comunidade evangélica da Assembleia de Deus da capital promove um abraço de oração e gratidão pelo aniversário da cidade. Este ano, em seguida à missa na igreja da Sé, cerca de três mil membros da igreja evangélica se posicionaram, de mãos dadas, no entorno do Palácio Antônio Lemos e Praça Dom Pedro II, e fizeram a oração do Pai Nosso e de agradecimentos. Ainda de mãos dadas se ajoelharam em oração, junto com o prefeito Zenaldo Coutinho, para comemorar o aniversário da capital. O pastor Ronaldo Almeida sempre participa do abraço e este ano, na oração, fez um pedido especial para a cidade. “Esse abraço é importante para a nossa cidade, onde nós estamos trazendo as bençãos de Deus. Eu desejo muita paz e amor no coração das pessoas que moram em Belém do Pará”. 

O abraço se iniciou com uma contagem regressiva, seguido da oração do Pai Nosso e por fim, os parabéns com o corte de um pequeno bolo. “A Assembleia de Deus nasceu aqui, amamos a nossa cidade. Com o nosso povo estamos dando um abraço de gratidão e de joelhos dobrados pedimos a Deus a benção para Belém”, destacou o pastor evangélico Samuel Câmara, responsável pela Igreja Assembleia de Deus em Belém. 

Quinze merendeiras de escolas públicas municipais de Belém ajudaram a cortar e distribuir o bolo do aniversário de Belém, no Complexo do Ver-o-Peso, momento que tem a forte participação dos moradores da cidade, que aguardavam desde cedo o início da programação.

Nove pessoas, entre padeiros e confeiteiros, trabalharam na confecção e decoração do bolo de 20 metros. A festa do bolo é organizada pela Companhia de Turismo de Belém (Belemtur). A massa do bolo de pão de ló utilizou 180 quilos de trigo, 180 de açúcar, 1.200 ovos e 60 litros de leite, produzindo 100 placas de bolos retangulares. Os bolos foram trazidos ao Ver-o-Peso e às 5 horas começou a montagem, feita por quatro confeiteiros. No recheio teve castanha do Pará, doce de cupuaçu, doce de leite e goiabada. Na cobertura foram utilizados 60 litros de glacê branco mesclado com chocolate, passas e frutas cristalizadas. O símbolo da Prefeitura de Belém e a vela com o número 403 completavam a decoração.

Da Agência Belém.

 

COMENTÁRIOS dos leitores