APAC: vídeo de barragem rachada e com infiltração é antigo

A barragem em questão é a de Serro Azul, localizada na cidade de Palmares, Mata Sul de Pernambuco

por Jameson Ramos qua, 06/02/2019 - 18:00 Atualizado em: qua, 06/02/2019 - 19:55
Reprodução Depois que a barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, rompeu, muita gente do Brasil começou a se preocupar com a situação das barragens de sua cidade Reprodução

Após um vídeo da barragem de Serro Azul, localizado em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, viralizar nas redes sociais, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) confirma que se trata de uma filmagem antiga e que nenhuma barragem de Pernambuco está prestes a se romper.

O vídeo em questão mostra várias infiltrações e rachaduras na barragem de Serro Azul. Muita água jorra por entre as fissuras do local. A assessoria da APAC garantiu que esse flagra foi feito há dois anos. "Esse vídeo foi feito quando a barragem estava em construção, quando ainda era permitido que as pessoas entrassem dentro do paredão da barragem", diz a APAC.

Depois que a barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, rompeu, muita gente do Brasil começou a se preocupar com a situação das barragens de sua cidade. Em Pernambuco, existem 477 reconhecidas pela Agência Nacional de Águas (ANA). A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos Fernandha Batista garante que nenhuma corre o risco de rompimento e são monitoradas constantemente pela APAC.

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos também explicou que o vídeo é antigo e garantiu a segurança do local. "A pasta reforça que monitora regularmente a estrutura. Na última segunda-feira (4/2), técnicos visitaram a Barragem de Serro Azul, na Mata Sul do Estado, começando o trabalho de atualização do relatório sobre os equipamentos, previsto no Grupo de Trabalho para Monitoramento das Barragens. Dessa forma, a administração estadual reforça seu compromisso em intensificar as fiscalizações e, assim, garantir a segurança da população".

COMENTÁRIOS dos leitores