Dia do Imigrante Italiano é celebrado nesta quinta-feira

Data foi escolhida pelas 380 famílias italianas que chegaram ao país em 1874

por Beatriz Gouvêa qui, 21/02/2019 - 15:38
Divulgação Fotografias de imigrantes italianos no acervo do Museu Memória do Bexiga Divulgação

Em 21 de fevereiro de 1874 chegava ao Brasil o vapor La Sofia como 380 famílias de imigrantes italianos. Eles vieram ao país em busca de melhores oportunidades de vida, já que a Itália vivia na época uma grande crise. Em 2 de junho de 2008 foi instituído o Dia Nacional do Imigrante Italiano em homenagem aos homens e mulheres, cujo trabalho contribuiu para o fortalecimento da economia nacional. Segundo a Fondazione Migrantes, estima-se que atualmente existam cerca de 30 milhões de descendentes italianos morando no Brasil.

No famoso bairro do Bexiga, localizado no centro de São Paulo, está localizado o Museu Memória do Bixiga, que guarda a memória dos italianos que viveram na região. Uma das organizadoras, Vera Nice Rodrigues, 53 anos, conta que o museu, em atividade desde 1981, foi criado para expor objetos raros dos imigrantes, além de realizar eventos e oficinas. No acervo do museu há também material sobre a vida e a obra do cantor e compositor Adoniran Barbosa (1910-1982), que era descendente de italianos.

"Como o museu é um território do bairro, é como se ele se expandisse além de seus muros e não servir apenas para guardar uma ou outra obra rara", comenta Vera. "Nós vamos até a população, tentamos participar das festas. Este ano, por exemplo, entregamos dez bolos paro o bolo do Bexiga. Então também interagimos com a comunidade", conta.

A chef de cozinha Marta Fuzinato, 44 anos, é descendente de italianos e sua família vive no Bexiga desde que chegou ao país. "Acho que por conta dessa tradição de já ter muitos imigrantes italianos aqui, meus avós fizeram muitos amigos. Minha avó cozinhava em casa e fazia massas italianas, biscoitos, doces e comidas que ela aprendeu com a mãe, na Itália", conta ela, que considera importante celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano. "Temos que preservar o que vem da nossa família e a herança que os imigrantes deixaram para a cidade de São Paulo", complementa.

 

Serviço

Museu Memória do Bexiga

Rua dos Ingleses, 118, Bixiga, São Paulo - SP

Aberto sábados e domingos, das 10h às 16h

Gratuito

Informações www.museumemoriadobixiga.com

 

Confira também no LeiaJá:

COMENTÁRIOS dos leitores