Movimento espírita paraense promove debate sobre ética

EIMEP 2019 teve palestras, leituras e atividades cênicas e teatrais, na UNAMA - Universidade da Amazônia Ananindeua, campus BR

qui, 07/03/2019 - 17:40

Com muita descontração e debates, o Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense (EIMEP), na sua 41ª edição, terminou na terça-feira (5) os seus quatro dias de carnaval, na UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Ananindeua. O evento teve como tema “Ética para um Novo Mundo” e levou espíritas de todas as regiões do Pará e até de fora do Estado para as salas de debates, leitura, jogos e atividades cênicas, plásticas e musicais.

Sempre realizado na Região Metropolitana de Belém, o EIMEP é um dos eventos mais tradicionais do Pará. A história do encontro teve seu início em 1965, sob o título de Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Pará (COMJE-PARÁ). No entanto, em 1979, o nome mudou  para Encontro Intensivo da Mocidade Espírita do Pará (EIMEP), quando ainda era voltado exclusivamente para a juventude. Em 2007, o termo “Mocidade Espírita” foi substituído por “Movimento Espírita”.

Para a reitora da UNAMA, professora Betânia Fidalgo, a parceria é muito benéfica e renova a instituição. A parceria entre a UNAMA e a União Espírita Paraense (UEP) já dura dois anos e pode ser prolongada. “ Porque vocês deixam essa aura do bem. E pessoas do bem só atraem pessoas do bem. Muito obrigada! Eu vou torcer muito para que ano que vem o Paulo (Rabelo) vá me procurar e diga que vocês escolheram a casa UNAMA como Eimep de 2020”, disse. O tema vencedor para ser vivenciado e debatido na próxima edição foi “Saúde Mental: Ter para viver”. 

A professora Betânia Fidalgo afirmou que a UNAMA sempre terá compromisso com causas que engrandecem a sociedade. “Eu queria agradecer a União Espírita (Paraense) pela oportunidade de a UNAMA poder se fazer presente aqui. Agradecer a todos que estão aqui e dizer que a família UNAMA está sempre presente onde o bem está junto”, declarou.

O encontro contou também com a parceria da Associação Assistencial Espírita Lar de Maria, que hospedou os participantes do EIMEP que não residem na Região Metropolitana de Belém. Entre as cidades do interior do Estado que marcaram presença no evento constavam Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Belo Monte, Benevides, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Curuçá, Paragominas, Parauapebas, Placas, Redenção, Rio Maria, Salinópolis, Santarém, São Domingos do Capim, Tailândia, Tucuruí, Uruará, Vitória do Xingu e Xingura. “Tenho agradecido à professora Betânia por esse espaço, que já é a cara do EIMEP, bem como a toda a sua equipe dedicada que nos acompanhou nesses quatro dias. Nós também gostaríamos de agradecer ao Lar de Maria, que não mediu esforços para acolher os hospedados. Um abraço muito especial ao Rafael e a Aleteia que foram incansáveis para proporcionar aos hospedados o que de melhor o Lar tem”, disse Domingas Alves, a representante do 10º Conselho Regional Espírita (CRE).

Para a realização dos quatro dias de evento foram necessárias 30 equipes de áreas diversas e que somavam um total de 212 trabalhadores, 70 dirigentes. Entre os trabalhadores estava Livia Silva, da equipe Harmonia, trabalhadores de cooperação. “Acho que é um trabalho de doação muito importante no mundo de hoje em que a gente pouco se olha e se cuida. Acho que vir para um evento desse e cuidar das pessoas é muito legal e gratificante”, contou.

Segundo Elias Neto, o EIMEP retirou os frequentadores da “zona de conforto” e trouxe reflexões e interações de posicionamentos diferentes, além de ressaltar a importância da maior predominância de dinâmicas e jogos e da interação entre diferentes grupos. “Sensacional, para mim, foi a ideia da interfaixa. Interagir com as outras faixas foi uma das ideias mais incríveis do EIMEP, porque (antes) a gente se isolava na nossa faixa e só interagia com o povo da nossa sala e os que a gente conhecia”, avaliou.

No discurso de encerramento, a presidente da União Espírita Paraense, Najda Santos, agradeceu novamente à UNAMA e a todos que participaram e colaboraram com mais uma edição do encontro. “Um abraço, um grito de amor para as crianças, juventude, adultos, coordenadores. Para os que planejamos, nossos expositores que vieram de São Paulo, Paraná e Belo Horizonte, também. Vamos, cheios de alegria, compartilhar com as nossas famílias e casas espíritas. Este momento é o de coroamento da nossa reunião, deste nosso encontro aqui. Meu abraço fraterno, amor, carinho por todos”, disse a presidente da UEP. 

Por Wesley Lima.

 

COMENTÁRIOS dos leitores