Depois de mortes, Paulista faz mutirão em áreas de risco

De acordo com a Defesa Civil da cidade, 13 mil famílias estão vivendo em área de risco. Deslizamento de barreira deixou duas crianças mortas no município

por Jameson Ramos qui, 28/03/2019 - 17:46

Após o deslizamento de barreira que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) em Paulista, no Grande Recife, deixando duas crianças mortas, a Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do município afirma que está realizando um mutirão para atender as famílias que residem nas áreas de risco. O órgão já contabilizou mais de 20 solicitações de reposição de lonas plásticas e afirma que pretende atender todas essas demandas em um prazo de 24 horas.

A Defesa Civil de Paulista confirma que, só em 2019, já foram aplicados mais de 14 mil metros quadrados de lonas plásticas nas áreas de morro do município. Tendo esse serviço beneficiado cerca de 1,2 mil famílias. De acordo com o coordenador do órgão, Laurindo Venceslau, o fato ocorrido no bairro de Mirueira foi uma surpresa. “A árvore que ocasionou todo o problema estava distante da residência (atingida) e não apresentava indícios de queda. Infelizmente a tragédia pegou todos nós de surpresa”.

A limpeza e a capinação da área ficaram por conta de equipes da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do município. Com o auxílio de um trator, uma retroescavadeira, motosserras e enxadas. Os 20 servidores da pasta trataram de retirar todo o mato encontrado na encosta da Rua Alecrim, deixando o terreno pronto para a reposição das lonas plásticas. 

Também foram enviadas ao local uma psicóloga e uma assistente social do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Jardim Paulista Baixo. Essas profissionais ficaram responsáveis por tomar todas as providências necessárias para acolher a família das crianças vítimas da tragédia. 

Mesmo considerando o ocorrido como uma fatalidade, a Defesa Civil de Paulista garante que fará uma reavaliação total do local. 13 mil famílias estão vivendo em área de risco no município, sendo cinco mil em áreas de morro.

A população de Paulista pode acionar a Defesa Civil do município através do aplicativo "Paulista Conectada", disponível desde 2017. Outra forma de contactar o órgão é pelo número 153, que corresponde ao plantão da Guarda Municipal. Os serviços estão disponíveis os sete dias da semana, durante 24 horas.

LeiaJá também

-> Apac emite novo alerta de chuvas fortes

COMENTÁRIOS dos leitores