Arcebispo de Belém pede transformação pela solidariedade

Em sua homilia no Domingo de Ramos, dom Alberto Taveira destacou o tema da Campanha da Fraternidade 2019. Por causa da chuva, Igreja realizou procissão dentro da Catedral.

seg, 15/04/2019 - 16:52

A Igreja Católica celebrou ontem (14) o Domingo de Ramos, comemoração que marca o início da Semana Santa e recorda a entrada de Jesus em Jerusalém. Na capital paraense, a tradicional Procissão de Ramos foi realizada na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, conduzida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa.

Normalmente, a missa começa na Igreja de Santo Alexandre, também localizada na Cidade Velha, e depois os padres e os fiéis caminham em direção à Catedral. Porém, por causa da forte chuva no início da manhã em Belém, a celebração ocorreu apenas na Sé. A procissão foi feita nos corredores da Igreja.

Além de refletir sobre a Semana Santa e sobre as experiências que os cristãos devem ter neste período do ano, dom Alberto Taveira, em sua homilia, destacou a importância do fortalecimento da solidariedade entre os cidadãos através do programa Campanha Fraternidade (CF) 2019, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema Fraternidade e Políticas Públicas, inspirado pelo versículo bíblico “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. A CF tem o objetivo de estimular a participação dos católicos nas políticas para aprimorar a cidadania e a fraternidade, evitando a desordem nos espaços urbanos.

“Em tempos de tanta violência e intolerância como esses, as pessoas têm medo de sair de casa. As esquinas representam risco de vida para muita gente. Precisamos transformar a cidade, pois, sem a presença de Jesus, Belém virará o caos. Se esses ramos que trouxemos hoje não significarem acolhimento, nada melhorará. Quero olhar para uma nova cidade”, reforçou o arcebispo.

Por Ana Luiza Imbelloni.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores