Estúdio da 'Turma da Mônica' abre as portas para os fãs

Visitantes podem acompanhar todo o processo de criação das histórias de Mauricio de Sousa e ainda brincar com os personagens

por Nataly Simões qui, 18/04/2019 - 16:43
Divulgação / MSP Público pode conhecer o processo criativo da equipe que desenha a "Turma da Mônica" Divulgação / MSP

Após receber mensagens de pessoas de dentro e de fora do país que sonham em conhecer o estúdio da "Turma da Mônica", a Mauricio de Sousa Produções (MSP), localizada na cidade de São Paulo, decidiu abrir as portas para a visitação do público.

No espaço que recebeu o nome de Bairro do Limoeiro, os fãs dos personagens que ilustram as histórias do cartunista Mauricio de Sousa podem conferir de perto o trabalho dos mais de 400 funcionários que estão por trás de todo o processo de criação. "Na MSP nascem histórias em quadrinhos, desenhos animados, filmes, livros, design de produtos, espetáculos musicais, eventos temáticos interativos, aplicativos, games, web séries, entre outros", conta o diretor Mauro Sousa.

Logo no início da visita, o público é convidado a assistir um vídeo de Mauricio de Sousa dando boas-vindas e contando um pouco sobre a história do estúdio, onde são criadas 1.500 páginas de gibis por mês. Em seguida, com o auxílio de uma monitora, o público pode conferir imagens dos primeiros desenhos do cartunista, assim como os primeiros bonecos comercializados dos personagens.

Os fãs também têm a oportunidade de acompanhar o trabalho dos departamentos de Design e Criação, Roteiro e Arte Final. "Uma das coisas mais importantes da nossa visita, principalmente para a criançada, é que eles percebem que quem está fazendo as histórias que eles adoram e acompanham são pessoas. Alguns até muito jovens fazendo um trabalho que é possível de ser feito por eles. Isso é abrir as portas não só para os visitantes, mas abrir as portas para a esperança, para um caminho profissional que alguns podem seguir depois. De repente até trabalhando conosco", explica o diretor Sousa.

A visita também proporciona ao público a experiência de conferir o processo de criação sem a necessidade de usar o celular para fotografar tudo, pois no local existe uma equipe de fotógrafos que acompanha os visitantes. Além disso, o espaço conta com uma área de recreação, onde os fãs podem se reunir e brincar com a Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão.

A pedagoga Claudilene Silva, 42 anos, levou a filha Aiana, 10 anos, para conhecer o estúdio. 

Foto: Nataly Simões / LeiaJá SP

"Gostei muito de conhecer o processo de criação, me impressionou muito o trabalho feito aqui. Minha filha e eu sempre gostamos da 'Turma da Mônica', e ela adorou brincar e conhecer os personagens", diz Claudilene, que veio de Recife (PE) especialmente para conhecer a MSP.

A curadoria do estúdio pretende manter o espaço aberto ao longo dos próximos anos, o valor do ingresso é de R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia) e pode ser comprado pela internet. A classificação indicativa é de cinco anos.

COMENTÁRIOS dos leitores