RMR receberá 60 ônibus com ar-condicionado

Veículos entrarão em operação a partir desta terça-feira (23)

seg, 22/04/2019 - 08:13
Reprodução/Facebook/Frente de Luta pelo Transporte Público Ônibus parados em garagem Reprodução/Facebook/Frente de Luta pelo Transporte Público

A partir desta terça-feira (23) até o próximo dia 2 de maio, 60 novos ônibus com ar-condicionado entrarão em operação no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP-RMR). Os veículos atenderão 65 mil passageiros por dia.

As linhas que receberão os veículos são PE-15 Afogados (14 veículos), TI Xamba/Príncipe (14 veículos), Jaboatão (Parador) (oito veículos), Circular/Príncipe (nove veículos), Circular/Conde da Boa Vista (três veículos) e Circular/Rua do Sol (oito veículos). Os quatro veículos restantes farão parte da frota reserva, dois para operadora Caxangá e outros dois para a Metropolitana.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a inclusão desses ônibus faz parte de um esforço do Governo de Pernambuco para oferecer condições melhores nos serviços oferecidos aos passageiros. Com esses 60 ônibus, a frota da RMR possui um total de 289 veículos com ar-condicionado, atingindo mais de 300 mil passageiros diariamente.

Em fevereiro, o movimento Frente de Luta Pelo Transporte Público (FLTP) fez uma denúncia de que ônibus com ar-condicionado estavam parados nas garagens das empresas. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou no caso e cobrou explicações do Grande Recife Consórcio de Transporte. Na época, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, argumentou que as aquisições eram um investimento das empresas e que o governo não poderia cobrar que os veículos fossem colocados nas ruas. No mês seguinte, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), presidido pelo secretário, definiu que as empresas Caxangá e Metropolitana deveriam colocar ônibus novos com ar-condicionado no prazo de 30 dias.

De acordo com a secretaria, o governo aportará R$ 253,5 milhões em subsídios em itens como concessão, gestão, fiscalização, terminais integrados, estações de BRT, linhas alimentadoras, passe livre estudantil e ICMS do óleo diesel e dos ônibus novos. Também em fevereiro, a tarifa de ônibus da RMR foi aumentada em 7,07%.

COMENTÁRIOS dos leitores