Câmeras flagram homem vandalizando estação de BRT

Homem danificou a rede elétrica e equipamentos, como as máquinas validadoras do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)

ter, 02/07/2019 - 12:10
Divulgação/Conorte Fato ocorreu na madrugada da segunda-feira (1º) Divulgação/Conorte

Câmeras da estação BRT Jupirá, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), flagraram cenas de vandalismo na madrugada da segunda-feira (1º). Nas imagens, um homem aparece danificando a rede elétrica e equipamentos, como as máquinas validadoras do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

Por conta do ocorrido, a estação amanheceu fechada. Segundo o consórcio Conorte, que opera no sistema e faz a ligação de transporte público da capital com os municípios da zona norte da Região Metropolitana, os reparos já foram feitos e a unidade voltou a funcionar normalmente na tarde da segunda.

De acordo com o superintendente do Conorte, Honório Gonçalves, houve uma inesperada descontinuidade dos vigilantes nas estações. "Desde junho que enviamos vários ofícios ao Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano (GRCT) para conhecimento do que vem acontecendo em estações BRT do corredor Norte/Sul e também para solicitar providências em relação à inesperada descontinuidade do trabalho dos vigilantes terceirizados nessas estações", ele comenta. O serviço de segurança era realizado pela BBC Vigilância, contratada pelo Grande Recife para atuar das 17h às 5h.

Honório afirma que a falta de segurança nas estações agravou a situação desde o mês passado. Durante as madrugadas, estão sendo registradas ocorrências como arrombamento de sala de máquina recarga e do nobreak, furto de equipamentos, vidros e portas quebrados, furto de garrafão de água e de extintor. No último mês, foi preciso recolher a máquina de recarga da estação Tabajara para reparos, o que dificultou a recarga do VEM no local pelos usuários.

O consórcio realizou rondas em algumas estações e identificou diversas irregularidades. Entre elas, furto de bens e porta aberta na Estação Complexo do Salgadinho; furto de equipamento e entrada de pessoas sem pagamento devido na Estação Forte do Brum; sala de máquina de recarga arrombada na Tacaruna; vazamento de água em cima do contador de energia na Treze de Maio; e câmera danificada na Cruz de Rebouças.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que a vigilância patrimonial das estações de BRT é realizada por equipes motorizadas que fazem rondas ao longo dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste no horário das 20h às 5h. Além disso, foi solicitado o apoio da Polícia Militar para intensificar rondas nas áreas próximas aos corredores. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores