Dia do Amigo: conheça histórias de amizades de longa data

Ao compartilhar alegrias e tristezas, amigos mostram qual é o segredo de uma amizade duradoura

por Daiane Crema sex, 19/07/2019 - 18:04

Neste sábado (20) é comemorado o Dia Internacional da Amizade, também conhecido como Dia do Amigo, uma celebração à fraternidade, ao carinho e ao amor entre as pessoas. Muitos encontram nos amigos verdadeiros companheiros de jornada, dispostos a compartilhar alegrias e perrengues e que sempre estão disponíveis para o que der e vier. E são essas situações que fazem com que as amizades se fortaleçam e durem por muito tempo.

O servidor público Junio Favaro, 45 anos, tem uma história de amizade de quase 30 anos com a vendedora e motorista de aplicativo, Gabriela Aparecida Leal, 43 anos. Eles se conheceram quando estavam no ensino médio e nunca mais se separaram. "Éramos de salas diferentes no primeiro ano. Eu achava o Junio muito 'mauricinho' e conversávamos muito pouco. Mas no ano seguinte ficamos na mesma sala, aí foi paixão", diverte-se Gabriela.

Favaro conta que sempre recebeu apoio da amiga em diversos momentos: quando comprou um carro, quando passou na faculdade, e até quando perdeu os pais e o irmão. "Sempre fomos confidentes um do outro. Ela sempre foi uma pessoa com quem dividi todas as situações e até mesmo minhas angústias. E são coisas que nunca dividi com meus pais e irmãos. A Gabi é uma pessoa que me conhece por fora, por dentro e até do avesso."

Os amigos Junio Favaro e Gabriela Leal | Foto: Acervo pessoal 

O professor de história Tiago França, 36 anos, e a empresaria Katiana Seone Mosqueti, 36 anos, também se conheceram na época em que estavam na escola, na 5º série do ensino fundamental, em 1994. "A gente se detestava no início. Ele era muito folgado. Havia um chocolate que vinha com um brinquedo, na época, e ele levava uma caixinha com todos eles só para se exibir. Eu tinha vontade de pegar tudo e jogar fora. Ele tinha medo de mim", lembra Katiana.

Os dois já tiveram muitos momentos de companheirismo e acreditam que seja esse o segredo de uma amizade de tantos anos. "É uma amizade sem cobrança, de apenas saber que o outro está lá. Ela foi a primeira a me confiar a missão de ser padrinho de casamento. Eu entendo a vida corrida que temos e, por isso, pelo menos uma vez ao ano, tiramos um tempo para nós e fazemos a 'noite dos caldos', que já acontece há nove anos. Na ocasião, aproveitamos para juntar o restante da nossa turma de amigos", conta França.  

Katiana Mosqueti e Tiago França se conhecem desde a época da escola | Foto: Acervo pessoal 

Ser companheiro é também compartilhar histórias, ainda mais as hilárias que ficam para sempre na memória dos amigos. A estudante Amanda Pereira Cunha, 25 anos, e a consultora de vendas Vanessa Aline Dias Valor, 22 anos, já viveram muitas situações inusitadas ao longo dos 16 anos de amizade. "Um dia resolvemos reunir os amigos no apartamento da Amanda, mas o pai dela não gostava. Ele tinha saído, então reunimos um monte de gente. Quando o pai dela chegou, todos se esconderam e até eu fui me esconder embaixo das cobertas como se fosse um travesseiro", lembra Vanessa.

Além dos momentos de diversão, Vanessa e Amanda já precisaram uma da outra nas horas mais difíceis. "Aos 17 anos, eu perdi uma das minhas melhores amigas, a Larissa. A Vanessa e ela morriam de ciúme uma da outra. Neste dia, eu e minha irmã ficamos sem chão, e a Vanessa nos deu todo o conforto, colo e carinho que precisávamos", diz Amanda.

Vanessa Valor e Amanda Cunha estão juntas nos momentos mais importantes | Foto: Acervo pessoal 

 

COMENTÁRIOS dos leitores