Detento morre e presos protestam em penitenciária da RMR

Presos cobram celeridade na análise dos processos

qui, 29/08/2019 - 10:49
Reprodução/Google Street View Vítima foio alvejada por arma de fogo Reprodução/Google Street View

Um detento morreu durante princípio de tumulto na Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife (RMR), na quarta-feira (28). Eberty Liberato da Silva Barros, de 30 anos, foi morto por disparo de arma de fogo.

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que os presos realizaram uma mobilização pacífica solicitando a agilização nos processos judiciais. Segundo a secretaria, já existem tratativas com o Poder Judiciário para implementar maior celeridade nas análises.

De acordo com a Seres, as varas de execuções penais estão em fase de migração do sistema físico para o eletrônico por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que tem dificultado o andamento dos processos.

Um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte do preso. Eberty tem passagens por roubo, furto e receptação. Ele também cometeu uma falta disciplinar de natureza grave por ter fugido da penitenciária em 20 de março deste ano, sendo recapturado em 21 de maio.

COMENTÁRIOS dos leitores