Poderosa: make ajuda a valorizar traços da mulher gorda

No Dia do Gordo, maquiadora dá dicas para valorizar o visual sem se preocupar com os padrões

por Daiane Crema ter, 10/09/2019 - 17:02
Regiane Fonseca A maquiagem não precisa ter padrão para o rosto da mulher plus size, ela deve apenas transmitir a mensagem que deseja Regiane Fonseca

Nesta terça-feira (10) é celebrado o Dia do Gordo. A data é uma conscientização sobre a importância de manter o respeito por aqueles que estão acima do peso. Além de ser uma oportunidade para desconstruir preconceitos, padrões de beleza e reavaliar as condutas gordofóbicas que, na maioria das vezes, afetam o público feminino.

Uma das maneiras de desconstruir os padrões entre as mulheres está na maquiagem. Para a professora de maquiagem Regiane Fonseca, 25 anos, não existe make ideal para as mulheres obesas. "Costumamos dizer que o ideal é aquela [maquiagem] que externa a mensagem que a mulher quer passar com a imagem dela", diz.

O conceito de make ideal é uma maneira de querer padronizar algo inatingível, que muitas das vezes não leva em consideração a particularidade de cada mulher. "Não é necessário afinar o rosto com um contorno, ele serve pra devolver as sombras naturais mas também pode ser dispensado na maquiagem. É possível valorizar os traços apenas com uma maquiagem iluminada, dando aspecto de pele saudável", explica Regiane.

A auxiliar administrativa Jacqueline Monteiro Rodrigues, 22 anos, foi uma das alunas de Regiane. "Eu nunca fui fã de contornos, tenho ‘cisma’ em usar na maquiagem pois realmente mexe com as minhas características", afirma.

Jacqueline Monteiro não segue padrões na hora da maquaigem, mas sempre valoriza os traços do rosto | Foto: Acervo Pessoal

Jacqueline conta que depois das técnicas que aprendeu, ela valoriza muito mais o rosto, sem precisar esconder nada. "A mulher gorda não precisa se preocupar com padrões, nós somos lindas independente de estereótipos. Cada uma tem o seu jeito e as suas características. Isso é o que nos faz cada um diferente", aponta.

Isso não significa que o contorno é um vilão, ele pode ser usado sim, porém sempre como um aliado, sem transformar a fisionomia do rosto. "As mulheres ainda procuram técnicas na maquiagem que afinem o rosto, principalmente as mulheres magras. Por ter um rosto redondo, elas acreditam que tenham um rosto gordo. Não precisa afinar seu rosto, não há necessidade de se transformar em outra pessoa, esse é o primeiro ponto para a maquiagem valorizadora", orienta a maquiadora Regiane.

COMENTÁRIOS dos leitores