31 de outubro: Halloween ou Dia do Saci?

No Brasil, a comemoração é de um dos personagens mais famosos do folclore

qua, 30/10/2019 - 17:53
Wikipedia O Saci Pererê ficou ficou conhecido por meio das obras literárias de Monteiro Lobato Wikipedia

Nesta quinta-feira (31) é comemorado no estado de São Paulo o Dia do Saci, no mesmo dia em que os Estados Unidos comemoram o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas.  O Dia do Saci foi instituído por uma lei estadual em 2003, com o objetivo de valorizar o folclore brasileiro.

Existem muitas lendas sobre o menino negro de gorro vermelho, que tem apenas uma perna, fuma cachimbo, gosta de aprontar com as pessoas e dá altas gargalhadas. O Saci Pererê é um encantado e sua origem pode estar na miscigenação que misturou as culturas africana e portuguesa. “O antropólogo Luiz Câmara Cascudo dizia que o Saci seria um menino negro de uma perna só, ex-escravo, que após ser muito judiado transformou-se em um ser encantado, que assombra e protege a floresta. O índio do nosso folclore, também configurado como protetor”, explica o folclorista Roberto Marttini.

O personagem folclórico ficou muito conhecido por meio dos livros do escritor Monteiro Lobato, depois adaptados para a televisão sob o título "Sítio do Pica-Pau Amarelo". “Monteiro Lobato foi o principal divulgador do nosso folclore na grande mídia, graças a ele temos a popularidade do Saci Pererê entre as crianças e como personagem principal do nosso folclore”, afirma Marttini.

O Dia do Saci Pererê ainda é desconhecido por muitos brasileiros, pois não é uma comemoração oficial em todo território nacional, somente no estado de São Paulo a data já é oficializada desde 2004. “A ideia desse dia surgiu de uma resistência pela nossa cultura e isso demora a ser assimilado pelas pessoas. Acredito que aos poucos, não só o Saci, mas outros personagens do nosso folclore poderão ser resgatados por meio de iniciativas como essa”, conclui Marttini.

 

COMENTÁRIOS dos leitores