Pessoas que vivem na rua ganham ceia de Natal no Recife
Foram distribuídas 600 refeições para pessoas em situação de rua e vulneráveis
A Praça da Independência, no centro do Recife, foi palco de uma ação de solidariedade natalina na noite desta terça-feira (24). Foram distribuídas 600 refeições para pessoas em situação de rua e vulneráveis. Uma estrutura também foi montada para que o público pudesse assistir a apresentações musicais.
A iniciativa é uma parceria entre a Arquidiocese de Olinda e Recife e a confraria Família Anjos da Noite, formada por pessoas de várias denominações religiosas. Esta é a quarta vez que o grupo oferece a ceia na Praça da Independência.
Uma missa solene de Natal foi realizada em frente à praça, na Matriz de Santo Antônio. Após o término, o padre Dom Marcelo Gomes Costa seguiu até a praça para dar uma bênção às pessoas em situação de rua. “A mensagem que Jesus traz é ‘amai-vos uns aos outros’ e a gente está tentando colocar isso em prática”, ele disse.
A paróquia já realiza a distribuição de sopa de segunda a sexta-feira. Aos domingos, é entregue almoço. A comida desta noite foi mais elaborada, com arroz, frango e refrigerante. Crianças ganharam presentes. “Sabemos que isso não resolve a situação de vocês, mas pelo menos vocês não vão dormir com fome”, afirmou o padre.
“Esse é o verdadeiro espírito natalino. Como a gente vai para casa, para nossa ceia, deixando tanta gente com fome?”, questiona Conceição Rodrigues, fundadora da Família Anjos da Noite. A confraria, ao longo do ano, também oferece sopa para pessoas em situação de rua, além de barbeiros, enfermeiros e dentistas. Na terceira sexta-feira de cada mês, o grupo leva uma refeição para acompanhantes de pacientes que estão na emergência do Hospital da Restauração (HR), no centro da cidade.
Maria Bernadete, de 64 anos, que vive em um barraco e muitas vezes precisa dormir na rua, estava grata com a ceia. “Eu achei ótima. Essa ceia é muito especial para todos nós.”