Em 2019, cinco armas foram registradas por hora no Brasil

Entre janeiro e novembro, mais de 44 mil autorizações de posse foram liberadas pela Polícia Federal

sex, 27/12/2019 - 11:32
Pixabay Este é o recorde de autorizações emitidas em um único ano Pixabay

Em 2019, o Brasil vendeu cinco armas de fogo por hora e atingiu o recorde de armamentos registrados em um único ano. A alta de aproximadamente 24%, apontada entre janeiro e novembro, totaliza 44.181 novas autorizações em território nacional. O levantamento exclui órgãos públicos, empresas de segurança e colecionadores. As informações são do O Globo.

"Os impactos são graves. A gente tem um consenso nas pesquisas de que a arma legal, a tal da arma do cidadão que compra para se defender, é uma arma que migra para o crime. Não é verdade que vai ficar guardada em casa, ela vai ser roubada. Quando fazemos rastreamento de armas usadas no crime, até cerca de 40% delas têm essa origem. É a arma que o seu João comprou e foi roubada", destacou a representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Isabel Figueiredo ao Globo.

Em relação a 2018, os estados que lideram as novas aquisições são Tocantins, com alta de 645%, Mato Grosso do Sul (241%) e Mato Grosso (219%). Em Pernambuco, 1.354 armas de fogo são registradas.

A multiplicação dos registros é fruto da política do Governo Bolsonaro, que prometia a liberação durante a campanha e, após alcançar a presidência, editou oito decretos relacionados ao porte e posse. Desses, quatro foram contestados e revogados por áreas técnicas do Congresso e Ministério Público Federal (MPF), que avaliou as medidas como inconstitucionais.

COMENTÁRIOS dos leitores