Grande Recife: BRTs poderão ser trocados por ônibus comuns

O Consórcio Grande Recife acentua que a troca dos ônibus articulados do BRT pelos comuns não deve ser feita antes de fevereiro

por Jameson Ramos qui, 09/01/2020 - 19:00
LeiaJá Imagens/Arquivo 156 mil passageiros usam as 14 linhas LeiaJá Imagens/Arquivo

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a partir da próxima quinta-feira (16), os ônibus articulados do sistema BRT poderão ser trocados por veículos comuns com ar-condicionado e portas em ambos os lados em linhas de baixa demanda. O órgão aponta que 15 dos 40 ônibus já adquiridos pelo Consórcio Conorte circularão nas linhas interterminais convencionais 1986 - TI Rio Doce/PE-15 e 1977 - TI Pelópidas/Conde da Boa Vista.

Nada ainda foi definido por completo. O Grande Recife acentua que a troca dos ônibus articulados do BRT pelos comuns não deve ser feita antes de fevereiro. À Folha, o diretor de operações do Grande Recife disse que há um estudo técnico sendo feito. "Ainda está sendo definida a possibilidade dos novos ônibus irem para algumas linhas de BRT de baixa demanda. Isso requer um estudo operacional para checar a viabilidade", explica. 

Se os resultados dos estudos forem positivos, os BRTs serão realocados para outras linhas com maior demanda. O consórcio mostra que 156 mil passageiros usam as 14 linhas dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste diariamente e, juntos somam 33 quilômetros de extensão. Na comparação 2018/2019, o Grande Recife constatou uma queda de 4% no número dos usuários.

COMENTÁRIOS dos leitores