Erros comuns na gestão de frotas
Gestão de frotas consiste no gerenciamento dos veículos de uma empresa que realizam o transporte de algo. Para garantir a eficiência e melhora no serviço, é preciso ter uma boa gestão, mas muitas pessoas cometem erros, como o não investir em rastreadores veiculares.
Vamos listar os principais erros na gestão de frotas para você ficar atento:
Não investir em tecnologia
Donos de empresas que realizam de serviço de transporte cometem um grave erro quando não investem em tecnologia, como rastreamento veicular. Existem muitos softwares que podem ajudar em caso de acidentes ou roubo.
Como os veículos são os principais meios para a empresa oferecer seu trabalho, os donos precisam instalar um sistema de rastreamento veicular para ter segurança.
Mas não é só em caso de emergência que o rastreador automotivo é útil! Eles também servem para monitorar os carros durante todo o trajeto. Sistema de biometria e alarmes são outros softwares que também podem ser usados pelas empresas.
Assim, pesquise uma boa empresa de rastreamento veicular e melhore a gestão da sua frota!
Não fazer manutenção dos veículos
A manutenção dos veículos é muito importante para garantir a qualidade do seu serviço, além de evitar eventuais transtornos. Como os veículos são muito utilizados, a manutenção deve ser feita periodicamente, já que as peças ficam desgastadas.
Não fazer controle de gastos
O controle de gastos é essencial para qualquer empresa, né? Isso faz com que você tenha todos os valores anotados e consiga fazer um estudo sobre o que pode ser cortado, adicionado, entre outros.
Assim, você deve anotar todos os gastos, desde o preço do aparelho de rastreador veicular até o combustível. Com um melhor planejamento, seus lucros aumentarão!
Não se atentar a documentos e taxas
Para evitar multas ou outros problemas, fique atento aos documentos necessários, taxas e tributos. Um documento obrigatório é o CT-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico, que registra o pagamento dos tributos.
Não planejar rotas
Além de ter um rastreador e bloqueador veicular, você também deve planejar as rotas. Isso gera economia de combustível e evita que o motorista se perca no caminho ou encontre problemas.
Traçar o melhor caminho também faz com que as mercadorias cheguem ao destino de forma mais rápida.
Não qualificar funcionários
Um erro na gestão de fretes é não qualificar funcionários. Não adianta ter um ótimo rastreamento veicular, um bom planejamento, traçar rotas e não investir em funcionários bem qualificados. Isso garante maior produtividade e agilidade da sua empresa.