SP coleta mais de 560 toneladas de lixo no Carnaval

Grande parte dos resíduos secos foi enviado para as Centrais Mecanizadas para reciclagem

por Alex Dinarte qui, 27/02/2020 - 15:59
Prefeitura de São Paulo Presença maciça do público fez com que a limpeza imediata ficasse comprometida Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo coletou 560,6 toneladas de lixo durante o período de Carnaval. Os dados são do levantamento realizado pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Ainda de acordo com o órgão, o total de resíduos é a soma do fim de semana que antecedeu a folia com o desfile de alguns blocos com os cinco dias dos festejos nas ruas e no Sambódromo do Anhembi.

Como não poderia ser diferente, a maior parte dos resíduos foi coletada nas ruas da cidade durante a passagem dos blocos carnavalescos. Mesmo com mais de 3,3 mil funcionários, equipamentos como cestos aramados e papeleiras dispostos por diversos pontos, a presença maciça do público fez com que a limpeza imediata ficasse comprometida. Para se ter uma ideia, apenas no Sambódromo, nos quatro dias de desfile das escolas de samba (grupo especial e de acesso), foram recolhidas 51,8 toneladas de resíduos.

Grande parte do lixo seco pôde ser enviada para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem (CMT’s) da capital paulista. Nas CMT’s, os funcionários fazem uma triagem que seleciona o máximo de resíduo possível para encaminhamento ao processo de reciclagem. Tanto no Sambódromo como nas ruas, cooperativas de trabalhadores habilitadas na Amlurb participaram do recolhimento do material reciclável. Todo o lucro conquistado pelos associados na venda dos recicláveis será distribuído entre os colaboradores da cooperativa.

COMENTÁRIOS dos leitores