Polícia investiga cães e gatos encontrados mortos em lixo

Local em que animais estavam é próximo à clínica veterinária da prefeitura

sab, 07/03/2020 - 12:19
Reprodução/Google Street View Prefeitura e grupo de defesa animal acionaram a Polícia Civil Reprodução/Google Street View

Cerca de 10 cães e gatos foram encontrados em uma caçamba de lixo comum em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nas proximidades da AME, clínica veterinária da prefeitura, na sexta-feira (6). A Polícia Civil vai investigar o caso a partir da próxima segunda-feira (9).

No local, havia animais com acesso para soro e medicação, cateter e amordaçados. Integrantes do Grupo de Apoio Especial e Defesa Animal (Gaeda) suspeitam que os animais tenham vindo da AME. Eles procuraram a Polícia Civil para que investigasse o ocorrido e também pretendem acionar o Ministério Público. “Os animais estavam sendo colocados em um lixeiro de uma forma que viola claramente o princípio da dignidade ambiental como também o artigo 54 da lei de crimes ambientais”, denunciou Anderson Correia, membro do Gaeda, na página do grupo. 

Por meio de nota, a Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru informou que o descarte foi feito por terceiros e não pela AME. A pasta também acionou a polícia. De acordo com a secretaria, a caçamba teve o material descartado pela clínica recolhido de manhã, o que significaria que os animais foram descartados em seguida. A AME não teve expediente na sexta-feira.

A secretaria disse que o resíduo biológico é encaminhado para uma empresa especializada fazer a destinação final. Os animais que estavam na caçamba foram recolhidos. A prefeitura afirmou que instalará câmeras de vigilância no local.

COMENTÁRIOS dos leitores