Pernambuco tem primeira cura do coronavírus

Mulher de 66 anos, primeira infectada do estado ao lado do marido, apresentou cura clínica e está em condições de alta

por Marília Parente sex, 20/03/2020 - 18:45

 Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta (20), o Governo de Pernambuco informou que o estado teve seu primeiro caso de cura clínica do COVID-19. Uma mulher de 66 anos, a primeira pessoa infectada no estado, ao lado do marido, já apresenta condições de alta. O número de casos de coronavírus em Pernambuco subiu de 28 para 31, sendo os três novos registrados no Recife (2) e em Jaboatão dos Guararapes (1). Já são 529 notificações, com 289 casos em investigação e exames sendo processados.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, o caso da cura clínica confirma a importância dos leitos de terapia intensiva. “Isso reforça a importãncia das nossas medidas de reforço a esses leitos. Essa é uma doença potencialmente grave, mas que pode ser curada”, comemora. Jailson aproveitou para anunciar que, na próxima segunda (23), a Prefeitura do Recife vai iniciar a campanha de vacinação contra a influenza. “É uma doença que pode ser grave para os idosos, ainda mais com a chegada da estação onde esses casos são mais frequentes e sobrecarregam a rede de saúde. Estamos organizando a vacinação em 40 escolas, ao invés de postos de saúde, pela questão do espaço, para permitir a questão do espaço, afastamento entre as pessoas, garantindo a segurança de todos”, completa.

Estado dispõe de 400 novos leitos de UTI. (reprodução)

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o estado adquiriu 400 novos leitos de UTI. “São 400 kits, com respiradores e todo o arsenal do material de terapia intensiva. Pernambuco também está comprando mais respiradores na expectativa de montar mais leitos além destes e dos 600 outros, que não são de UTI, mas podem ser mobilizados”, colocou.

O estado também irá adquirir dois novos kits de testagem, ganhando a capacidade de realizar 100 novos testes por dia. “A gente tem recomendado que devem permanecer em atenção hospitalar apenas os quadros com sintomas de alerta, como febre e falta de ar”, acrescentou Longo.

Novos expedientes

Longo declarou que o governador Paulo Câmara instituiu o fundo estadual para recursos para enfrentar o coronavírus, além de ter decretado estado de calamidade pública no estado. “Neste mês de março, Pernambuco está pagando o segundo grupo do décimo terceiro do Bolsa Família. Em abril, será beneficiado o terceiro grupo, uma medida importante que não poderia chegar em melhor hora”, concluiu o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores