Datas em nomes de rua são marcos da história do país

Ruas como a 25 de março são algumas das mais movimentadas da capital paulista

por Junior Coneglian qua, 25/03/2020 - 17:53
Divulgação Divulgação

Em São Paulo, o dia 25 de março remete a uma das ruas mais movimentadas pelo comércio, mas basta dar um passeio pela capital para encontrar outras vias que foram batizadas com datas especificas, cujas histórias poucos conhecem.

Confira o que deu origem aos logradouros que, assim como a 25 de março, marcam a história da cidade e do país.

Avenida 23 de Maio

Primeiro foi avenida Itororó, depois Anhangabaú. A via é uma das mais famosas e movimentadas de São Paulo e recebeu este nome em referência ao dia em que os estudantes Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo foram mortos durante os confrontos da Revolução Constitucionalista de 1932. Na data, comemora-se o Dia do Soldado Constitucionalista.

Rua 9 de Julho

Assim como a 23 de Maio, a Revolução Armada, que eclodiu no dia 9 de julho de 1932, foi referência para dar nome a rua. A revolução foi o maior movimento cívico da história paulistana.

 

Rua 15 de Novembro

A rua recebeu esse nome no início do século XIX, em referência a data da Proclamação da República. A via já foi a mais importante da cidade quando abrigou os maiores bancos. Já teve o nome de rua do Rosário e rua Imperatriz.

 

Rua 13 de Maio

Localizada no bairro da Bexiga, a rua recebeu esse nome por uma data extremamente importante na história do Brasil. Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel (1846-1921) assinou a Lei Áurea, abolindo a escravidão. O Brasil foi o último país das Americas a assinar a lei.

 

Rua 25 de Março

A mais famosa rua de comércio de São Paulo recebeu mais de um nome durante o século XIX, porém, só entrou para a história em 1824, quando o imperador Dom Pedro I (1798-1834) outorgou a primeira Constituição do Brasil, no dia 25 de março de 1888.

COMENTÁRIOS dos leitores