Imposto de Renda: é melhor fazer só ou contratar alguém?

Confira as vantagens e desvantagens de cada opção

por Alex Dinarte seg, 30/03/2020 - 15:16
Acervo pessoal A gestora de projetos Silvia Haragushiku se prepara para iniciar a declaração de Imposto de Renda 2020 Acervo pessoal

Mesmo que o assunto principal do momento seja o Coronavírus, no Brasil também é tempo de declaração de Imposto de Renda (IR). Devido à pandemia, a Receita Federal já recebeu inúmeras solicitações para que a entrega da documentação ao fosse estendida. Apesar dos pedidos, o prazo regular segue valendo até o dia 30 de abril.

O software da Receita Federal assegura um passo a passo prático para que os contribuintes realizem as próprias declarações. Entretanto, há quem prefira entregar para um especialista a tarefa de fazer a declaração. É o caso do analista de sistemas Vagner Mendes, de 47 anos, que não dispensa o auxílio de um contador na hora de entregar a documentação. "Como optei por empreender no ramo de desenvolvimento de sistemas, acabei aproveitando o fato da contabilidade que já faria o da empresa para fazer o meu pessoal", conta.

Para Mendes, essa é uma forma de se concentrar em sua atividade profissional sem ficar perdido entre papeis e burocracia. "Assim não há um controle específico durante o ano pois, ao final do exercício, junto as informações da contabilidade, de bens pessoais e de instituições financeiras para enviar ao escritório", explica. Já a gestora de projetos Silvia Haragushiku prefere o método "faça você mesmo". "Declaro desde o ano de 1996, sempre fiz sozinha com apoio do próprio manual da Receita Federal e guias de sites na Internet", comenta.

Para facilitar a organização do calhamaço de documentos, Silvia procura manter um certo controle para não faltar nada no momento de repassar as informações ao Leão. "Guardo as notas particulares não emitidas pelo sistema da Nota Fiscal Eletrônica em uma pasta durante o ano para não esquecer de declarar no ano seguinte", cita. Segundo Silvia, não há muito segredo para realizar a própria declaração. "O processo é mais demorado quando se faz pela primeira vez. Nos anos seguintes é praticamente uma atualização dos dados", complementa.

De acordo com Joanna Goncalves, responsável pela empresa VERKH Consultoria, Auditoria e Contabilidade, a maioria dos contribuintes que procuram um especialista na hora de entregar a declaração tem receio de cair na chamada malha fina. "Muita gente comenta que nunca caiu na malha fina, mas a Receita Federal tem até 5 anos para cobrar o imposto e o valor devido é somado a multa e juros", afirma. Joanna explica que não há uma situação específica para se buscar ou não um profissional, mas alerta para algumas distinções. "Existe diferença entre uma declaração feita por um profissional especializado e a outra feita por um leigo, principalmente se for na versão completa, por conta das despesas dedutíveis", explica.

Em geral as mudanças nas declarações são pequenas de um ano para o outro. Em 2020, o sistema teve algumas alterações, como destaca Joanna. "O empregador doméstico não pode mais deduzir a Contribuição Previdenciária, estão autorizadas doações diretas para fundos controlados pelos Conselhos do Idoso e o prazo para quem escolher o pagamento por débito automático foi ampliado para o contribuinte que entregara declaração até o dia 10 de abril", enumera a especialista. De acordo com a Receita Federal, mais de 7,5 milhões de contribuintes já entregaram a declaração do IR em 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores