Com 48 casos de covid-19, Pará reorienta atendimento

Em reunião na Casa Civil do governo, nesta quinta-feira (2), secretários de Saúde dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) acertaram novo fluxo para receber pacientes

qui, 02/04/2020 - 17:46

Depois da confirmação, na quarta-feira (1), da primeira morte por covid-19 no Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atualizou, nesta quinta-feira (2), os números da infecção pelo novo coronavírus no Estado. Estão confirmados 48 casos. Os mais recentes, segundo comunicado oficial divulgado em uma rede social, são dois homens moradores de Belém e um de Ananindeua, todos na faixa dos 65 anos.

 Nesta terça-feira (31), no auditório da Casa Civil do Governo do Pará, representantes das Secretarias de Saúde dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) se reuniram para alinhar o fluxo e melhorar a qualidade do atendimento de casos suspeitos de covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

A proposta é que todas as unidades básicas continuem recebendo, fazendo triagem e orientando pacientes com síndrome respiratória e que cada município defina unidades para fazer coleta de material para exame por amostragem.

A diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Sâmia Borges, que coordenou a reunião, solicitou que as Secretarias Municipais de Saúde encaminhem informações sobre notificação para que seja elaborado o protocolo da RMB, com vistas a melhorar o atendimento dos pacientes com suspeita de covid-19.

Com informações da Sespa e Agência Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores