Com 9 mortos por covid-19, Pará abre hospital de campanha

Casos confirmados da doença no Estado já são 217. Montado no Hangar Centro de Convenções, em Belém, unidade hospitalar terá 420 leitos.

sab, 11/04/2020 - 10:36
Bruno Cecim/Agência Pará Governador Helder Barbalho e secretário Alberto Beltrame entregaram hospital com 420 leitos Bruno Cecim/Agência Pará

Com 217 casos confirmados de covid-19 no Estado, 1.135 descartados, 221 em análise e 9 mortes, segundo atualização das 20h30 do dia 10 de abril, o governo do Pará entregou, na sexta-feira, o Hospital de Campanha do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A unidade hospitalar de retaguarda tem 420 leitos, de baixa e média complexidades, e já está recebendo pacientes.

Além da Região Metropolitana de Belém, o hospital do Hangar atenderá a demanda das regiões nordeste e Marajó Oriental. O governo também está instalando hospitais de campanha em Santarém (no oeste), Marabá (no sudeste) e em Breves (no Marajó). Juntas, as unidades somam 720 leitos aos já existentes na rede pública de saúde do Estado.

O governador Helder Barbalho ressaltou que as novas vagas são destinadas a pacientes com sintomas leves ou moderados de covid-19, que não necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O secretário de Saúde Alberto Beltrame informa que os hospitais de campanha não são prontos-socorros, por isso as pessoas não devem procurá-los diretamente em busca de atendimento.

Pelo protocolo da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), quem apresentar sintomas muito leves ou moderados deve ficar em casa. Mas se os sintomas se agravarem, com falta de ar, por exemplo, deve procurar uma unidade de pronto-atendimento (UPA) ou pronto-socorro. Dependendo do estado de saúde dos pacientes, eles serão encaminhados para um hospital de referência, quando houver necessidade de internação em UTI.

Com informações da Agência Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores