Chuva de meteoros é atração nas noites de abril

Fenômeno Líridas é visível a olho nu e terá seu pico na madrugada da próxima quarta-feira (22)

por Alex Dinarte qui, 16/04/2020 - 15:54
MK Feeney / Flickr MK Feeney / Flickr

A chuva de meteoros Líridas, responsável pelo colorido noturno dos céus desta época do ano, já está visível em várias partes do planeta. O fenômeno, que acontece entre os dias 14 e 30 de abril, é mais nítido em países do Hemisfério Norte. No Brasil, a visualização a olho nu também é possível, mas, além da ausência de nuvens, para observar o espetáculo dois requisitos são fundamentais: disposição e paciência.

Segundo Marcelo Zurita, membro da Sociedade Astronômica Brasileira, em sua coluna no site Olhar Digital, mesmo podendo ser visto em todo o Brasil, os moradores do norte e nordeste do país devem ter privilégio na observação do fenômeno. A Líridas fica visível durante todo o período noturno, mas terá o seu pico na madrugada da próxima quarta-feira (22). Naquela noite, em alguns pontos, as pessoas poderão ver até 16 meteoros por hora. Já na parte sul do mapa, apenas sete serão visíveis a cada 60 minutos.

Para observar o fenômeno, basta procurar uma varanda ou um lugar alto com boa visão do céu e olhar em direção à constelação de Lyra. Um ambiente escuro é melhor para assistir ao espetáculo. A dica para quem não consegue ficar acordado na madrugada é colocar o despertador para ser acionado perto das 2h do dia 22 de abril. Durante o pico, será possível acompanhar a chuva de meteoros até o raiar do dia.

COMENTÁRIOS dos leitores