Prefeitura do Rio distribui máscaras de papelão

Em meio às críticas, o secretário de Saúde da cidade defendeu a eficácia do material

por Jameson Ramos qua, 06/05/2020 - 20:02
Divulgação/Rio de Janeiro Divulgação/Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro está distribuindo máscaras de papelão nas ruas da cidade na tentativa de evitar o contágio entre as pessoas. No entanto, o fato da produção individual ser feita de papelão, acabou causando indignação nas redes sociais.

Muitos que receberam as máscaras - feitas de cartolina branca dobrável, com dois elásticos na ponta - chamaram a iniciativa de absurda. Uma outra pessoa comentou que, com essa máscara, ou os pobres morrem por falta de respirador, ou sufocados com a máscara de papelão.

O secretário de Saúde da cidade do Rio de Janeiro defendeu a eficiência da máscara e afirmou que ela pode ser usada até quatro horas - enquanto a máscara cirúrgica, feita com TNT, tem uma eficácia de duas horas.

Em um vídeo divulgado pela prefeitura, o secretário de Saúde Gutemberg Fonseca demonstrou utilizando um desodorante que a máscara de TNT não tem tanta eficácia como o papelão. "O mais importante é que as pessoas utilizem as máscaras, que isso nos ajuda a nos proteger e a proteger você", pontua Fonseca.

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fordempublica%2Fvideos%2F952470588505994%2F&show_text=0&width=560
Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores