Mesmo testando negativo, idoso vai para ala da Covid-19

Paciente está internado no Hospital Dom Helder Câmara, na Região Metropolitana do Recife. Familiares temem pela vida do idoso e querem uma explicação

ter, 12/05/2020 - 20:18
Govesp Govesp

Depois de fazer três testes do Covid-19 e receber o resultado negativo para a doença, um idoso de 82 anos, que estava na enfermaria do Hospital Dom Helder, localizado na Região Metropolitana do Recife, para cuidar de uma infecção respiratória, desidratação e o quadro de sonolência, foi levado, sem a família receber qualquer explicação, para a UTI que cuida dos pacientes com a Covid-19 (mesmo sem ter testado positivo). A família está desesperada e a procura de respostas e ajuda.

O idoso, que já era portador de Alzheimer e diabetes, deu entrada no Hospital Dom Helder Câmara no dia 17 de abril. Por estar apresentando problemas pulmonares, ficou em isolamento na área da Covid-19, onde ficou em tratamento e aguardando o resultado do teste que tinha feito. Após o resultado e sem precisar de respirador, apenas sonda de respiração, o homem foi transferido para a enfermaria normal junto com outros três idosos - todos vindo da área de isolamento e com os resultados negativos.

 

Apresentando melhora dos sintomas que justificaram a procura por atendimento, a família estava preocupada com as doenças que o homem já tinha. "Durante todo período de internação, informamos aos médicos que meu pai precisava voltar a tomar as medicações para controle do Alzheimer, inclusive solicitamos um parecer neurológico - pois ele estava muito sonolento e não se comunicava com ninguém", explicou a Ana Lucia Ferreira, filha do paciente.

Ela confirma que o seu pai deveria ser avaliado por um neurologista na última segunda-feira (11), para saber se o homem poderia voltar para casa, onde continuaria com o tratamento. No entanto, no domingo (10), os familiares foram surpreendidos com a informação de que o idoso havia sido transferido para uma ala vermelha, depois que o seu quadro piorou.

A minha irmã, que estava lá, perguntou se de fato era necessário e a médica de plantão informou que sim, e que após os exames iria entrar em contato com a família para explicar melhor. Passou 24h e não obtivemos nenhum retorno. Decidimos ir ao hospital e, para nossa surpresa, ninguém sabia explicar onde estava meu pai". Ana Lucia lembra que, após muita procura, a Assistente Social informou que o paciente havia sido levado para o setor de Covid-19.

A família diz que a explicação dada pelos médicos é que a respiração do idoso estava fraca e que ele precisaria de um cateter de respiração. No entanto, a filha Maria da Conceição Ferreira aponta que a médica do plantão não soube dizer o motivo de o idoso ter voltado pra área da Covid-19, o que acabou não permitindo o exame neurológico que a família tanto solicitou e já estava marcado.

"A médica que vinha acompanhando ele afirma que não foi ela quem autorizou a transferência nem sabe o motivo de ter voltado pra área da Covid-19. Precisamos que seja feita uma junta médica sobre o estado do meu pai, precisamos que ele seja retestado e em caso de novas negativas tirem ele de lá", clama a filha.

Os familiares agora lutam contra o tempo e já solicitaram ajuda do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de terem denunciado o ocorrido na Ouvidoria do Hospital. O LeiaJá entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e com o MPPE, mas até a publicação da matéria não havia recebido respostas.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores