Família testa positivo para Covid-19 após abrir caixão

Familiares de vítima da Covid-19 não aceitavam o diagnóstico da doença

por Katarina Bandeira qua, 13/05/2020 - 16:17
Alex Pazuello/Semcom/Fotos Públicas Das 12 pessoas que estavam no velório, cinco testaram positivo para a doença Alex Pazuello/Semcom/Fotos Públicas

Cinco pessoas de uma mesma família foram infectadas com o novo coronavírus, após abrirem um caixão, durante um velório, na cidade de Cairu, sul da Bahia. Mesmo tendo recebido recomendações contrárias à abertura do caixão, visto que a vítima estaria entre os casos suspeitos da doença, os familiares enlutados optaram por realizar a cerimônia com o tampo aberto.

A morte da vítima foi registrada, na última quinta-feira (7), como síndrome respiratória grave. O óbito foi declarado na Santa Casa de Valência, hospital da cidade vizinha e, por haver suspeita da doença, o caixão teria deixado a unidade lacrado. Até o momento da cerimônia, não havia a comprovação laboratorial da doença, porém o resultado saiu na segunda-feira (12) seguinte, confirmando a contaminação da vítima. 

Diante do resultado, a prefeitura do município procurou os familiares para realizar testes em todas as 12 pessoas que participam do velório. Apesar da resistência inicial, uma vez que a família não aceitava o diagnóstico de Covid-19, os parentes da vítima acabaram sendo persuadidos e realizaram a testagem.

Das 12 pessoas, cinco testaram positivo para a doença. Eles são os primeiro casos de Covid-19 na cidade. Em nota, a Prefeitura de Cairu informou que todos receberam informações de como realizar um sepultamento, assim como orientações a respeito das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis.

 

COMENTÁRIOS dos leitores