PE: 114 óbitos em investigação, "menor número em 45 dias"

Secretaria de Saúde de Pernambuco aponta que os números estão apresentando queda ou estabilização

por Jameson Ramos seg, 08/06/2020 - 19:17
SMSUrb/PMPA Queda nos registros propiciaram a flexibilização do comércio SMSUrb/PMPA

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco tem 114 óbitos aguardando resultado para saber se a causa foi o Covid-19. Esse número, de acordo com o secretário André Longo, é o menor dos últimos 45 dias. “Desde o início da pandemia nós trabalhamos para elucidar todos os óbitos suspeitos de Covid-19, de forma bastante responsável e transparente. Um compromisso da SES ter uma vigilância extremamente ativa em relação a esses casos e óbitos”, explica Longo.

Em relação aos óbitos que acontecem diariamente por conta do novo coronavírus, o secretário reforça que os anúncios feitos de um determinado dado, são falados das ocorrências encontradas naquele determinado dia. “Não necessariamente elas ocorreram nas últimas 24 horas. Elas são distribuídas ao longo dos dias pela efetiva data de ocorrência e isso permite que a gente tenha uma expressão das ocorrências ao longo das semanas epidemiológicas”, diz André.

O comandante da SES-PE aponta que o dia de maior pico de óbitos aconteceu no dia 14 de maio, quando 105 mortes por conta do novo coronavírus foram registradas. No entanto, segundo o acompanhamento feito pelo LeiaJá, com dados da própria Secretaria Estadual de Saúde, no dia 18 de maio foram registradas 124 mortes por conta do vírus. Na época, a SES-PE confirmou que o elevado número de mortes foi motivado pelo atraso nas informações da rede privada, tendo as mortes acontecido entre os dias 18 de abril e 17 de maio.

Com o passar das últimas semanas, os dados revelados pela Secretaria de Saúde apontam para uma estabilização e queda dos novos casos, seja de contágio sem letalidade, ou até aqueles que não suportaram as consequências do Covid-19. 

LeiaJá também

-> Legislativo acompanhará pandemia pelos dados estaduais

-> OMS: pandemia do coronavírus está "piorando" no mundo

-> PE: bancários da Caixa sofrem as consequências da Covid-19

COMENTÁRIOS dos leitores