MST doa mais de 2,3 mil toneladas de alimentos em 2020

Campanha nacional coordenada pela entidade aumentou em sete vezes a distribuição de mantimentos durante a pandemia

por Alex Dinarte sex, 26/06/2020 - 16:28
Divulgação / MST Divulgação / MST

As ações voltadas para o combate à fome, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), ultrapassaram a marca de 2,3 mil toneladas de alimentos doados em 2020. De acordo com a coordenação do grupo, a entrega se fez presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ainda segundo os líderes, o volume de distribuição do que é colhido nos assentamentos ativistas foi sete vezes maior durante o período de pandemia.

Além de abastecer o comércio em diversas regiões do país, a coordenação do MST é responsável por organizar uma campanha nacional de doação de alimentos. Produtos como frutas, legumes, verduras e hortaliças, suprem a necessidade em asilos, hospitais, bairros periféricos e sedes de outras entidades ou projetos sociais. Agregada às colheitas e doações, estão as marmitas produzidas e distribuídas pela rede Armazém do Campo, estabelecimento voltado de modo exclusivo para o repasse das mercadorias colhidas nos acampamentos da entidade. Instaladas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e São Luís, as lojas de varejo entregaram cerca de 40 mil refeições cada no último mês de maio.

Com o decreto de pandemia, o MST também passou a distribuir outros itens para o abastecimento das famílias que receberam doações. Materiais de proteção individual como máscaras, e produtos de higiene como sabonete e álcool em gel foram entregues às comunidades. Por meio de uma parceria com os petroleiros, a coordenação da entidade ainda viabilizou a oferta de gás de cozinha para os atendidos nas ações dos ativistas.

COMENTÁRIOS dos leitores