Cientista critica testes rápidos da Covid: 'não servem'

Natália Pasternak, doutora em microbiologia, desaconselhou o público a comprar esses tipos de teste

por Paula Brasileiro ter, 30/06/2020 - 09:35

Na última segunda (29), a microbiologista Natalia Pasternak falou, em entrevista, sobre a eficácia dos testes rápidos de Covid-19. Segundo ela, os testes vendidos em farmácias têm eficácia duvidosa e podem confundir a população que não está preparada para interpretá-los. 

Pasternak foi a convidada do programa Roda Viva e falou sobre diversos aspectos relativos ao atual momento de enfrentamento ao coronavírus pelo qual o Brasil passa. Segundo a cientista, os testes rápidos vendidos nas farmácias mais podem atrapalhar do que ajudar. “A maioria desses testes rápidos de farmácia não é bom. Eles são ruins. Além de tudo a qualidade deles é duvidosa, a sensibilidade deles é baixa, eles podem dar muito erro de falso-positivo, como de falso-negativo".

Doutora em microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, ela  também assinalou a dificuldade da população em interpretar os resultados dos testes e deixou um alerta para o público. “Eles não servem para nada, não comprem. Não deveria ser vendidos em farmácias, mais confunde a população do que ajuda, as pessoas não sabem interpretar os testes".

Reabertura

Natália também comentou sobre a decisão de alguns estados de reabrir o comércio. De acordo com ela, o momento não é favorável para essa etapa e as consequências podem ser muito graves. Confira. 

Embed:





 

COMENTÁRIOS dos leitores