PE quadruplicará processamento de exames da Covid-19

Dois novos equipamentos de última geração foram inaugurados no Lacen-PE nesta sexta-feira (28)

sex, 28/08/2020 - 14:21
Diego Nigro/SEI Capacidade de processamento aumentará de 800 amostras diárias para 3,2 mil Diego Nigro/SEI

Dois novos equipamentos foram inaugurados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) nesta sexta-feira (28). Com o incremento, será ampliada a capacidade de processamento de exames de Covid-19 das atuais 800 amostras diárias para 3,2 mil.

O investimento de R$ 6 milhões foi feito por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Também foram adquiridos 120 mil testes RT-PCR. No Diário Oficial desta sexta-feira foi publicada autorização para a convocação de mais 39 biomédicos e farmacêuticos/bioquímicos, aprovados em seleção para reforçar o Lacen-PE.

"A pandemia da Covid-19 mostrou a necessidade de estarmos cada vez mais preparados para os desafios que possam acontecer no futuro. A testagem, o diagnóstico, os exames laboratoriais precisam e têm uma relevância fundamental nesse processo", disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que participou da inauguração.

Segundo o Governo de Pernambuco, os novos equipamentos são de última geração e importados, sendo responsáveis por fazer a extração do RNA das amostras do material coletado e o processamento do exame de RT-PCR em si, automatizando o processo e permitindo quadruplicar a capacidade diária. Desde o início da pandemia da Covid-19, o Lacen-PE processou 73 mil exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, quando a carga de transmissão está mais alta. Esse quantitativo representa 50% de toda produção desse tipo de exame em Pernambuco.

Além dos 120 mil kits de testagem comprados via Facepe, o Governo do Estado também adquiriu 57,5 mil exames RT-PCR para o Lacen e laboratórios conveniados. Outros 102 mil foram repassados pelo Ministério da Saúde e houve a doação de outros 56 mil do Grupo Unilever, Petrobrás e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Por meio da Secretaria Estadual de Saúde, ainda foram comprados outros equipamentos para o laboratório (freezer, extrator, entre outros), além de insumos (swab, kits de amplificação) e equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir a atuação com segurança dos profissionais que circulam por áreas com risco biológico.

Desde o início da pandemia, 268 profissionais, entre biomédicos, bioquímicos, sanitaristas e demais técnicos, aumentaram o quadro do Lacen-PE. Desses, 51 foram aprovados em concurso público. Os outros 217 são oriundos de seleções públicos. A instituição conta com 450 profissionais. 

Testes realizados

 Até o momento, foram realizados 321 mil exames para detecção de Covid-19 em pacientes em Pernambuco. Desse total, 146,7 mil foram do tipo RT-PCR e demais testes rápidos. Dos testes de biologia molecular, mais de 123 mil (84%) foram processados no Lacen e nos laboratórios parceiros e conveniados. Os outros 16% foram realizados na rede privada. De acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis) do Ministério da Saúde, Pernambuco é o 7º Estado do país que mais realizou exames do tipo RT-PCR no Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores