Dispositivo da Fiocruz pode popularizar testes de Covid-19

Equipamento, denominado OmniLAMP, possibilita testagem com segurança semelhante à técnica padrão ouro PCR

sab, 05/09/2020 - 16:01
Divulgação O resultado do exame pode ser acessado pelo aplicativo para celular, em 30 minutos. Divulgação

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Visuri, desenvolveram um dispositivo portátil que promete popularizar os testes moleculares para covid-19. Denominado OmniLAMP, o equipamento, através da técnica RT-LAMP (transforma RNA em DNA e o amplifica isotermicamente), permite testagem com segurança semelhante à técnica padrão ouro PCR (reação em cadeia da polimerase), com menor custo e tempo.

De acordo com a Fiocruz, a detecção do RNA viral ocorre por meio da amplificação isotérmica do material genético do vírus encontrado em amostras de swab, tipo cotonete, nasal e orofaríngeo. “Ao final da reação, as amostras positivas apresentam um sinal de saída colorido, que é captado e interpretado automaticamente pelo software do equipamento. O sistema tem ainda georreferenciamento e conexão com a internet”, explica o comunicado oficial.

São essas ferramentas que permitem o armazenamento dos dados em servidores web, através dos quais é viabilizado o acompanhamento remoto de cada um dos dispositivos em operação. O resultado do exame pode ser acessado pelo aplicativo para celular, em 30 minutos, ao invés das seis horas demandadas por outras técnicas em que é necessário o pré-processamento das amostras. Vale salientar que o OmniLAMP precisa de uma estrutura laboratorial de baixa complexidade, além do uso de reagentes diferentes dos utilizados no teste PCR.

O pesquisador da Fiocruz Minas Rubens do Monte, coloca que a tecnologia possibilita a descentralização das testagens, cuja realização é possível em pequenos laboratórios, clínicas e hospitais em todo o Brasil. “Como uma ferramenta point of care (PoC), é possível apresentar o resultado de forma automática e intuitiva e, portanto, pode ser utilizado por pessoal minimamente treinado, dando chance de o teste chegar a quem mais precisa”, comenta.

COMENTÁRIOS dos leitores