SP resgata mais de 120 mil animais em quatro anos

Segundo estudo da Secretaria de Segurança Pública, desde 2017, mais 13 pessoas foram autuadas por crimes contra espécies silvestres e domésticas

por Alex Dinarte qua, 18/11/2020 - 18:05
Divulgação / SSP Ação realizada pela Polícia Militar Ambiental do estado Divulgação / SSP

Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) mostra que, de 2016 a 2020, mais de 120 mil animais foram resgatados pela Polícia Militar Ambiental (PMAmb) do estado. Entre os bichos estão aves silvestres mantidas de maneira irregular, animais domésticos vítimas de maus tratos e espécies raras utilizadas por quadrilhas de comércio ilegal.

De acordo com o estudo, desde 2017, mais de 13 mil pessoas foram alvo de processos judiciais por crimes como os de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações contra os animais. Segundo o Código Penal, os delitos podem ser punidos com multa mínima de R$ 3 mil ou prisão de seis meses a cinco anos de reclusão.

Como denunciar?

A SSP/SP tem um canal de comunicação exclusivo para denúncias de crimes contra os animais. A Delegacia de Proteção Animal (DEPA) funciona 24 horas por dia na internet e mantém em sigilo a identidade dos autores da acusação.

Após serem resgatados nas operações policiais, que são acompanhadas por veterinários e membros de organizações não-governamentais (ONGs) especializadas em acolhimento animal, os bichos são direcionados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAs) e Centros de Recuperação de Animais Silvestres (CRAs). As estruturas geridas pelo poder público recebem e cuidam das espécies apreendidas até que possam ser adotados ou, no caso dos silvestres, soltos na natureza.

COMENTÁRIOS dos leitores