Prefeitura de SP antecipa 5 feriados para o fim de março

Medida entra em vigor a partir de sexta-feira (26) para evitar que trabalhadores saiam de casa durante fase emergencial

por Rafael Sales qui, 18/03/2021 - 15:52
Helena Bl / Pixabay Vista da cidade de São Paulo Helena Bl / Pixabay

Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de São Paulo anunciou que cinco feriados municipais serão antecipados para o final de março e começo de abril e que haverá  mudança no horário do rodízio de veículos. As medidas ocorrem em virtude do avanço dos casos e mortes por Covid-19 e são uma medida para reduzir a circulação da população trabalhista dos setores industriais e empresariais, que não tiveram as atividades encerradas durante a fase emergencial.

Entre os feriados que sofreram alteração, dois deles são deste ano e os outros três são de 2022. Assim, o calendário da capital paulista estende um período que obrigará a população a ficar em casa, em isolamento, entre 26 de março e 1° de abril. O período se juntará com o feriado nacional da Sexta-Feira Santa (2), sábado (3) e domingo (4). Já o rodízio de veículos passará a ser feito das 20h até as 5h, a partir da próxima segunda-feira (22).

A antecipação dos feriados também ocorreu no ano passado, quando o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou o projeto e o aplicou de 20 a 24 de maio. Naquele período, os índices de isolamento social ficaram entre 49% e 52% nos dias da semana, e teve melhora no sábado e domingo, quando registrou cerca de 57% de aderência. Diante do ocorrido, espera-se que este ano o resultado seja melhor que o do ano passado por compreender um período mais extenso.

Segundo Covas, a taxa de ocupação de leitos nos hospitais da capital paulista é de 88%. Nesta quinta-feira (18), 475 pessoas estão aguardando vaga para atendimento. Por conta da alta demanda de internações, ocorreu a primeira morte de uma pessoa que estava à espera de leito na UTI na capital, no último sábado (13). Foi Renan Cardoso, 22 anos, que tinha dado entrada no Pronto Atendimento de São Mateus, na zona leste, na quinta-feira (11).

O prefeito anunciou a abertura de 640 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade. E o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido informou a abertura de hospitais de campanha, que ficarão localizados no Jabaquara (zona sul), Itaquera (zona leste) e na Vila Maria (zona norte).

COMENTÁRIOS dos leitores