Para 24% dos recifenses, Covid-19 é 'castigo de Deus'

Estudo do Instituto de Pesquisas UNINASSAU lançou, nesta terça (30), dados sobre como os moradores da capital pernambucana encaram a pandemia da doença

por Marília Parente qua, 31/03/2021 - 10:27
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Praia de Boa Viagem em agosto de 2020, em plena pandemia Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

 Para 24% dos recifenses, a Covid-19 ocorreu devido a um "castigo de Deus”. O dado integra um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas UNINASSAU, a respeito de como a população recifense enxerga a pandemia do novo coronavírus na capital pernambucana.

A porcentagem de 36% dos entrevistados disseram  acreditar que o novo coronavírus se deu “propositadamente pelo homem”. Outros 26% defenderam que o vírus tem origem na natureza e 15% não souberam ou não responderam à questão sobre o que teria causado o surgimento do vírus.

De acordo com novo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça, é possível que a pandemia da Covid-19 tenha tido como fonte um animal hospedeiro. O relatório leva em consideração outras duas possibilidades menos prováveis: que a disseminação do vírus tenha se dado em alimentos contaminados ou em laboratórios científicos. Para os cientistas, a última hipótese é pouco factível.

Amostragem

As entrevistas foram realizadas no período de 23 a 27 de março, por telefone, com 600 participantes. Os entrevistados tinham acima dos 18 anos e resultado final oferece 95% de confiabilidade, com margem de erro estimada em quatro pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores